Debate

Ferry boat será afundado para incrementar turismo de mergulho e gera debate ambiental na Bahia

por: Redação Hypeness

O navio Agenor Gordilho, que fazia parte da frota de ferry boats da Bahia, será afundado. O motivo? Estimular o turismo de mergulho. O Secretario de Turismo da Bahia, Fausto Franco, afirmou em entrevista ao programa 6 em Ponto, da Rádio Metrópole, que esta será a primeira vez que um navio é afundado de propósito na costa brasileira.

Espera-se que a ação gere economia ao Estado, visto que a embarcação não possui mais condições de navegar e gerava gastos mensais de R$ 10 mil para ser mantida em um atracadouro, onde estava desde o final de 2017, segundo o Correio24Horas. A justificativa é duvidosa, visto que o governo irá desembolsar cerca de R$ 410 mil com a contratação de uma empresa especializada na realização do naufrágio.

Todas as peças e materiais que representam riscos ao meio ambiente serão retirados do navio. A embarcação também deverá passar por vistorias realizadas pelas Equipes da Marinha e de órgãos ambientais.

Afundar navios é uma prática que visa fomentar o turismo de mergulho no país. Após o naufrágio, é comum a formação de recifes artificiais, estimulando a vida marinha. Apesar disso, é de extrema importância que a embarcação esteja livre de qualquer substância nociva que possa agredir o meio ambiente.

Entretanto, a medida gerou reações negativas nas redes sociais, ao mesmo tempo em que algumas pessoas aproveitaram para defender o projeto. Vem ver!

Qual a sua opinião sobre o naufrágio forçado?

Publicidade

Fotos: Reprodução Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
É oficial: Ebola agora é curável; entenda como funciona o novo tratamento