Ciência

Fóssil de baleia com 4 patas é descoberto no litoral do Peru

por: Gabriela Glette

Fósseis de uma antiga baleia quadrúpede que datam de 42,6 milhões de anos atrás, foram encontrados na costa do Peru. Observando o formato dos pés e pernas do animal, os cientistas concluíram que ele provavelmente devia ter um estilo de vida semi aquático. O resultado da pesquisa foi divulgado no publicação científica Current Biology, na semana passada.

fóssil baleia 4 patas 1

Apesar de causar estranheza, este imenso mamífero não foi a única descoberta do gênero. Antecessores menores das baleias também já tinham sido encontrados antes na Índia e no Paquistão, datando 53 milhões de anos atrás. Porém, esta última descoberta nos mostra um animal que, até então, não sabíamos que havia existido. Segundo Travis Park – especialista em baleias no Museu de História Natural de Londres, as baleias são “um exemplo icônico da evolução”.

fóssil baleia 4 patas 2

Dentes afiados e focinhos longos sugerem que elas deviam se alimentar de peixes e crustáceos, mas os cientistas responsáveis ainda não souberam explicar como ela chegou à América. A hipótese é de que ela teria cruzado o Atlântico sul com a ajuda das correntezas e a distância entre os continentes era metade do que é hoje, o que também nos ajuda a explicar muita coisa. Mais uma vez, viva Darwin e sua teoria da evolução das espécies!

fóssil baleia 4 patas 3

 

Publicidade

Foto 1: Alberto Gennari

Foto 2: MUSM 3580. Current Biology

Foto 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Seu pet pode pegar covid-19. Mas isso não quer dizer animais transmitem a doença