Debate

Girafas entram na lista de espécies ameaçadas de extinção

por: Tarsila Döhler

Por dois anos, ONGs e entidades de proteção ao meio ambiente lutaram para que o departamento do governo norte-americano para questões ambientais, o US Fish and Wildlife Service, listasse as girafas na Lei de Espécies Ameaçadas dos Estados Unidos. Esse ano, o órgão finalmente anunciou que vai revisar tal petição.

Consideramos que a petição para listar as girafas apresentou informação substancial quanto às ameaças potenciais associadas ao desenvolvimento, agricultura e mineração”, anunciou um porta-voz do departamento.

O próximo passo é o US Fish and Wildlife Service compor sua própria revisão, o que deve levar cerca de 12 meses, e executar consultas públicas, a fim determinar se as girafas serão de fato incluídas na lista.

População do animal caiu 40% de 1985 a 2016

De acordo com dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a população do animal terrestre mais alto do planeta caiu em cerca de 40% de 1985 a 2016. Adam Peyman, do Human Society International, afirma que os Estados Unidos não tem quase nenhuma restrição sobre a importação de produtos originários da caça e exploração de girafas. Dessa forma, se a Lei de Espécies Ameaçadas oficialmente garantir a proteção desses animais, a importação seria dificultada.

De 2006 a 2015, 39.516 girafas foram importadas, mortas ou vivas, para o país. O número inclui 21.402 esculturas ósseas, um pouco mais de 3 mil peles e 3,7 mil troféus de caça.

Entre os casos de sucesso da proteção de animais norte-americanos, que recuperaram sua população após integrar a lista, estão a águia careca, símbolo da nação, e o urso-pardo.

Publicidade

Foto: Divulgação


Tarsila Döhler
Jornalista, pisciana, apaixonada por brechó, cerveja gelada e livros. Natural do interior, com sonho na cidade grande. Divide a vida entre textos, diagramação, bordados e os 360 dias de espera pelo carnaval.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Passageiro é flagrado usando o pé para mexer em TV de avião