Arte

Globo lança plataforma interativa que detalha 50 anos de sua identidade visual

por: Vitor Paiva

Possivelmente a marca mais forte do Brasil – representando graficamente a empresa mais influente e poderosa do país – a identidade visual da Rede Globo é parte do imaginário e da própria memória gráfica de todo brasileiro. Essa identidade, representada não só pelos diversos logotipos que significam a Globo, mas também pelas cores, linhas, tipografias, design e movimentos que os grafismos da empresa oferecem, é a matéria-prima do Livro da Marca, plataforma inteiramente digital e interativa que detalha, explora e se aprofunda com riqueza nos itens gráficos e visuais das marcas da emissora, registrando as mudanças ao longo dos mais de 50 anos de sua história.

Logotipo atual da Globo

A plataforma foi desenvolvida pela Área de Comunicação da Globo ao longo de dois anos, em parceria com outros departamentos estratégicos da empresa. Desenvolvida como um material para utilização interna, a fim de estabelecer padrões e normas para o desenvolvimento e uso da marca Globo, o site é aberto para qualquer pessoa – e oferece uma verdadeira viagem interativa e visual pelos detalhes gráficos e a história do aspecto visual da empresa.

O logotipo da Globo em 1974, mostrado pela plataforma em uma linha do tempo interativa

“A proposta é que as pessoas compreendam nossa ideia de movimento por meio dos assets de nosso design, como cores e tipologia e entendam as escolhas por trás desses elementos”, afirma Sérgio Valente, diretor de comunicação da Globo. Detalhes como o design dos crachás, os padrões do logotipo e a própria evolução da marca podem ser explorados através da plataforma.

A definição de cores dos logos é um exemplo das mil informações oferecidas pela plataforma

Além de se manter aberta, a plataforma seguirá como uma obra em progresso, jamais finalizada, a ser alimentada pelas novidades e mudanças gráficas ainda por vir. “Esse Livro não está finalizado e provavelmente nunca estará, pois estamos em constante revisão e transformação de tudo e queremos que isso também se reflita em nossa marca. Até por isso, não havia outra forma de fazer um Livro de Marca que não fosse no ambiente digital”, afirma Mariana Sá, diretora de criação da Globo.

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© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

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