Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A crescente onda de homofobia no Brasil está levando LGBTs a deixarem o país, temendo por sua segurança. Porém, a primeira vítima real do preconceito é mais antiga do que pensamos: em 1614, um índio Tupinambá foi morto por sua orientação sexual.
Segundo o Universa, o índio Tibira teria sido amarrado pela cintura à boca de um canhão. Tibira, por sinal, é uma palavra usada na língua tupi para designar índios gays. A morte de um deles é registrada pelo frade capuchinho Yves D’Évreux em seu diário “Viagem ao Norte do Brasil feita nos anos de 1613 e 1614“.
Nas páginas, o religioso explica que o índio em questão “parecia mais homem” no exterior, mas era “hermafrodita” e tinha “voz de mulher”. Para os colonizadores brasileiros, isso justificava sua morte – afinal, deus deveria preferir um assassino do que alguém feliz com sua própria sexualidade, né? O índio foi assassinado para “servir de exemplo” e evitar que a homossexualidade se alastrasse como se fosse uma gripe.
A execução teria ocorrido publicamente aos pés do Forte de São Luís do Maranhão. Embora não houvesse sido autorizada pelo papa ou pela Inquisição, ela contou com a presença de autoridades europeias presentes no Brasil e com líderes de diversas tribos indígenas.
Desde dezembro de 2016, o ato é reconhecido com uma placa que rememora a história do primeiro assassinato por motivações homofóbicas do país. A lápide em homenagem a Tibira está instalada na Praça Marcílio Dias, no centro de São Luís.
Publicidade
José Flávio Carneiro dos Santos é um estudante de medicina de 27 anos de idade. Nesta semana, ele foi preso após...
Usuários das redes sociais estão acompanhando os capítulos da saga de Felipe Neto. O youtuber anunciou que se tornou...
Uma briga entre um casal de pinguins gays, um bebê pinguim e seus pais, tomou conta do um zoológico de Odense, na...
A China tem trabalhado e pesquisado formas de tentar salvar o planeta terra de impactos com asteroides que impactariam...
Nunca antes em sua história a Assembleia Legislativa de Santa Catarina teve um número tão expressivo de mulheres. No...
Na última semana, o bilionário russo Roman Abramovich colocou o Chelsea, sexto clube mais rico do planeta, à venda....
Os milhares de paulistanos que pegam a Radial Leste todos os dias talvez nunca tenham reparado, mas no meio da...
A nossa amada medalhista olímpica Rayssa Leal, de 13 anos, criticou as autoridades de Imperatriz (MA), sua cidade...
Um homem de 35 anos foi preso em Bertioga após tentar vender um apartamento para o dono do próprio imóvel. Segundo a...