Arte

Jardim que era xodó de Frida Kahlo é destaque em museu 60 anos após sua morte

por: Gabriela Glette

Apesar da vida cheia de dores que a pintora mexicana Frida Kahlo teve, sua arte sempre foi múltipla, colorida e extremamente viva. Extensão de sua essência, seu jardim – xodó na famosa Casa Azul, onde a artista viveu grande parte da vida, também transparecia sua alma multicolorida e continua mais vivo e bem cuidado do que nunca, 60 anos após sua morte.

jardim de frida kahlo 1

O jardim era o lugar da casa onde ela costumava passar mais tempo, seja para buscar inspiração, ou descansar a mente. Incrível poder entrar de um ambiente natural onde a maioria das árvores e canteiros tenham sido plantados por uma das artistas mais icônicas do século passado. Para Humberto Spíndola – jardineiro responsável da Casa Azul, assim como seus quadros, ele também faz parte de seu legado: Não apenas o jardim e suas plantas aparecem nas pinturas e fotografias de Kahlo, mas ela também se enfeitava com eles. Estamos tentando cultivar tantas plantas que desempenham um papel em sua vida e arte como podemos”.

jardim de frida kahlo 2

Frida Kahlo e Diego Rivera mudaram-se para a Casa Azul em 1929 e, juntos fizeram de sua residência uma verdadeira morada artística, com as mais diversas referências. Desde o começo o jardim foi extremamente bem cuidado e repleto de plantas importadas, porém depois da Revolução Mexicana a artista optou por preenchê-lo apenas com plantas nativas, como cactos, palmeiras, iúcas e cana-lírios. Esta era uma forma de torná-lo mais autêntico e mexicano.

jardim de frida kahlo 3

Verdadeiro refúgio e porto seguro de inspiração, as curvas do jardim de Frida Kahlo foram especialmente projetadas para que ela pudesse passar em sua cadeira de rodas. A influência da botânica em sua arte não é mero fruto do acaso, já que sua casa era repleta de livros do gênero. Inspirador, lindo e cheio de história para contar, este jardim nos mostra a importância de se preservar um legado artístico, já que também é uma verdadeira obra de arte.

jardim de frida kahlo 4

Publicidade

Fotos: Museo Frida Kahlo


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A maravilhosa instalação de arte que capta o batimento cardíaco das pessoas