Ciência

MDMA ‘reabre’ parte do cérebro que se fecha após a puberdade e nos faz ‘jovens novamente’

Vitor Paiva - 07/04/2019 às 20:20 | Atualizada em 07/04/2019 às 21:24

Certas drogas são capazes não só de nos ajudar a socializar mais, como parecem nos levar de volta a uma juventude em que aprender a socializar com novas pessoas era parte fundamental de nossas vidas. O passar dos anos naturalmente nos leva a reduzir certas disposições sociais, e tal transformação possui uma explicação cerebral – mas uma nova pesquisa mostra que o MDMA, droga atualmente bastante popular entre jovens e adultos, não só “reabre” essa “porta” em nosso cérebro, como de certa forma nos retorna à adolescência.

Cristais de MDMA

Segundo o estudo, publicado na revista Nature, o MDMA eleva os níveis de oxitocina, hormônio produzido pelo hipotálamo que, entre muitas coisas, tem a função de nos fazer desenvolver apego e empatia pelas pessoas, abrindo assim nossas possibilidades de socialização.

Assim, naturalmente a pesquisa, realizada com ratos de laboratório, demonstrou não só o retorno a esse momento de ampliação social comumente intensificado na adolescência, como uma flexibilidade maior do que o esperado do próprio cérebro para tal aspecto.

Assim, a conclusão do estudo possui um propósito efetivamente importante: a descoberta pode sugerir elementos do MDMA como tratamento em potencial para casos de estresse pós-traumático – em que as habilidades sociais são prejudicadas. Estudos anteriores já sugeriram que a droga, em sua quantidade devida e sempre combinada com acompanhamento terapêutico, pode ajudar pacientes em certos casos.

Ponto da oxitocina no cérebro

“[A pesquisa] ofereceu a habilidade de reaprender comportamentos sociais num período em que estamos menos inclinados a tais comportamentos”, disse um dos cientistas.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness