Inovação

Nova lei diz que assistência terá de emprestar smartphone enquanto faz conserto

por: Vitor Paiva

Um dos grandes terrores da vida cotidiana é o momento em que aquele smartphone tinindo de novo, que nos custou pequenas fortunas, subitamente para de funcionar. E o medo não se restringe ao valor do aparelho, mas também à hipótese de ficar, mesmo que alguns instantes, desconectado e sem acesso ao mundo virtual. Uma nova lei, aprovada recentemente no Senado, determinou que as assistências técnicas devem obrigatoriamente emprestar um aparelho reserva enquanto o smartphone com defeito estiver sendo reparado.

Naturalmente que a lei só vale para aparelhos ainda dentro da garantia, e para serviços realizados em assistências técnicas autorizadas. Inicialmente o projeto de lei previa que o aparelho reserva deveria somente realizar e receber ligações, mas foi incluída no Senado a obrigatoriedade de que o smartphone emprestado ofereça conexão à internet – utilizando o plano de dados do consumidor. Basta o que se apresente o aparelho defeituoso dentro da garantia para que um outro aparelho seja disponibilizado.

De acordo com o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), que presidiu a sessão que aprovou a lei, a conquista é importante para o consumidor brasileiro, visto que o celular já é essencialmente uma ferramenta de trabalho. O projeto agora será encaminhado para a Câmara e, sendo confirmado, bastará uma sanção presidencial para que a alteração no Código de Defesa do Consumidor se torne efetiva.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Máquina de café inteligente permite customizar cápsulas convencionais como numa cafeteria