Arte

Novo estudo aponta que Leonardo Da Vinci era ambidestro para desenhar e escrever

por: Vitor Paiva

Para compreender um gênio da dimensão e do impacto do renascentista italiano Leonardo da Vinci não só nas artes como na história do planeta (especialmente pela distância temporal que o século 16 reserva aos tempos de hoje), qualquer descoberta aparentemente mínima é tratada como a grande notícia que de fato é. É nesse espírito que um novo estudo, baseado no mais antigo desenho de Leonardo que se tem notícia e realizado pela galeria Uffizi, de Florença, contraria a máxima de que o artista e inventor seria canhoto: de acordo com o estudo, Leonardo era, na verdade, ambidestro.

Autorretrato de Leonardo

A partir de pesquisa detalhada sobre um desenho de 5 de agosto de 1473, a conclusão de que Leonardo utilizava as duas mãos para escrever e desenhar se deu a partir não só dos traços como da grafia no trabalho. De acordo com os pesquisadores, há, no desenho, palavras escritas da esquerda para direita e vice-versa. A conclusão seria de que ele teria nascido canhoto, mas aprendido ao longo da juventude a escrever também com a mão direita.

Acima, o desenho no qual o estudo se baseou; abaixo, projeto de helicóptero desenvolvido por da Vinci

 

A descoberta em princípio desimportante pode se tornar determinante não só para estudar a mente e a vida de um dos mais importantes artistas e gênios de nossa história. A predominância do uso da mão esquerda desde sempre foi característica essencial para atestar se um quadro era ou não era de fato uma criação de Leonardo. A descoberta de que ele poderia ser ambidestro pode transformar algumas dessas análises, assim como abrir novas portas sobre tal tema no futuro.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vans lança coleção incrível de tênis e roupas de ‘Os Simpsons’; veja fotos