Arte

Obra de Banksy com releitura ácida do Parlamento inglês volta a bombar com fiasco do Brexit

por: Vitor Paiva

Para marcar o 29 de março como o “Dia do Brexit” na Inglaterra – prazo final para que o Reino Unido deixasse a Comunidade Europeia – o museu Bristol Museum & Art Gallery expôs o quadro “Devolved Parliament” (algo como “Parlamento Regredido”, em tradução livre) do controverso e anônimo artista britânico Banksy.

Nele, os parlamentares são retratados dentro da Casa dos Comuns inglesa como chimpanzés. O quadro havia sido exposto em 2009 no museu, e voltou às paredes como uma forma de deixar clara a opinião da instituição e do artista sobre o Brexit.

Detalhe do quadro de Banksy

“Pintei esse quadro dez anos atrás. O Museu de Bristol colocou ele novamente em exposição para marcar o Dia do Brexit”, disse o artista em posto no qual exibia a obra. “Devolved Parliament” foi adquirida por um colecionador anônimo, que emprestou o quadro para que ele voltasse às paredes do museu.

Segundo Yoma Smith, curadora do museu, Banksy é um “filho de Bristol”, e a obra é um grande trabalho hoje como era há dez anos. “É uma grande obra, e a grande arte é um reflexo da sociedade”, disse.

“A obra levanta um espelho e discute o clima e o horizonte social – é isso que o Bansky faz”, seguiu a curadora. “Isso é estimulante pra nós, é estimulante para o museu e para Bristol”, concluiu Smith. Com seus quatro metros de dimensão, “Devolved Parliament” é a maior tela conhecida de Bansky, artista caracterizado pelo seu trabalho “de guerrilha”, em grafites sobre paredes nas ruas. A volta do quadro à exposição no museu foi devida autorizada por Banksy.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Carla Diaz relembra ‘O Clone’ e mostra tatuagem de Inshalá