Inspiração

‘Pertencimento’: Pesquisador viraliza ao se emocionar com curativo em seu tom de pele

por: Vitor Paiva

Assim como os sintomas de racismo podem aparecer nas menores e mais inusitadas situações, os progressos com relação a esse mal também se afirmam em coisas que, para muitos, não passariam de detalhes. Foi o que se sucedeu com o pesquisador Dominique Apollon, da Universidade de Stanford, nos EUA – que comoveu a internet e viralizou em um post que o mostrava simplesmente utilizando um mero curativo. A emoção, porém, veio diante do fato da coloração do curativo corresponder à sua cor de pele.

Segundo Dominique, essa era uma busca de vida inteira. “Foram 45 viagens ao redor do Sol, mas pela primeira vez na minha vida eu sei como é ter um ‘band-aid’ no meu tom de pele. Você mal pode mesmo percebê-lo na primeira imagem. De verdade, eu estou segurando as lágrimas”, afirmou. A publicação passou dos 500 mil compartilhamentos e, se por um lado revela o quanto ainda há o que progredir no campo da igualdade racial, por outro mostra como é possível transformar a vida das pessoas ao de fato ampliar a representatividade nos produtos mais diversos.

O sucesso de seu post levou Dominique a prosseguir com o tema em nova postagem. “Não que eu não soubesse que esses tipos de curativos existiam, mas eu definitivamente não esperava sentir essas emoções enquanto o colocava sobre minha pele”, ele disse. “É um sentimento de pertencimento. Como se sentir valorizado. Tristeza pelo meu eu mais jovem e milhões de crianças de cor, especialmente crianças negras. Como um lembrete de inúmeros espaços onde minha pele ainda não é bem-vinda. Temida. Odiada” concluiu.

A Tru-Color Bandages, empresa por trás dos curativos, foi fundada em 2013 depois que seu CEO não conseguiu encontrar um curativo na cor da pele de seu filho adotivo.

Publicidade

© fotos: divulgação/arquivo pessoal


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Chaves metaleiro’ viraliza com memes e assusta por semelhança com Roberto Bolaños