Sustentabilidade

Pesquisadores trabalham para conseguir obter bio-óleo a partir do lixo

por: Gabriela Glette

O Brasil produz cerca de 64 milhões de toneladas de lixo por dia, sendo que quase metade é descartado de maneira inadequada. E se todo este lixo produzisse alguma coisa, como por exemplo óleo? É exatamente isso que Profissionais do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com a empresa Bioware estão produzindo. O bio-óleo é fabricado a partir de resíduos alimentares, papel, papelão e plástico através de um processo conhecido como pirólise de resíduos sólidos urbanos (RSU).

bio-óleo lixo 1

Marcelo Aparecido Mendonça – chefe do laboratório e um dos coordenadores do projeto, explica que a equipe já testou mais de 27 processos diferentes até agora. A pirólise consiste na transformação termoquímica de compostos orgânicos, como biomassa e RSU, em outras substâncias através do aquecimento na ausência de oxigênio, e é uma das opções mais cotadas para o tratamento de resíduos.

bio-óleo lixo 2

Cada amostra de bio-óleo passou por uma caracterização, considerando diversos parâmetros que servem sobretudo para estabelecer comparações com os óleos já existentes no mercado. Por exemplo, a pirólise do polipropileno e do poliestireno, por serem derivados do petróleo, produziu óleos com maior potencial energético do que outros resíduos. Produzir menos lixo e descartar corretamente é mais do que essencial, porém transformar os resíduos em substância aproveitável é melhor ainda. Agora é torcer para que a equipe consiga transformar esta pesquisa em realidade!

bio-óleo lixo 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tartaruga se aposenta aos 100 anos após acasalar até salvar toda a espécie