Diversidade

Primeira deputada trans da história do Japão pode ser o começo de uma grande mudança

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Na semana passada o Japão elegeu sua primeira deputada transgênero da história do país. Ayako Fuchigami representa as forças progressistas e tem como objetivo principal representar a minoria e abrir a mentalidade de um país predominantemente conservador. A partir de agora, uma das cadeiras do parlamento da Ilha de Hokkaido será dela, que quase teve sua candidatura impedida por grupos de direita.

deputada trans japão 1

Qualquer semelhança não é mera coincidência. Estes grupos de direita alegaram que ela e todos os cidadãos trans deveriam passar por esterilização para mudar legalmente de gênero, algo que não havia sido comprovado por ela. Vale lembrar que o país não reconhece o casamento homoafetivo e nem tem leis anti discriminação LGBT. Achar que gênero é a mesma coisa de sexo biológico é apenas mais um sinal de que a mentalidade precisa mudar, se quisermos que todas as pessoas sejam respeitadas e representadas.

deputada trans japão 3

Vivemos em uma sociedade machista e patriarcal, que exclui mulheres, LGBTQ+ e toda e qualquer minoria e esse processo é ainda mais claro dentro da política, ainda essencialmente representada por homens. Uma pesquisa recente mostrou que 8.9% dos cidadãos do Japão se identificam como LGBTs, porém metade não se assume no trabalho com medo de sofrer discriminação.

deputada trans japão 2

Que a entrada de Ayako Fuchigami no parlamento seja apenas o começo de uma nova ordem, mais inclusiva e menos preconceituosa. Nas últimas eleições no Brasil, nós batemos um número recorde de pessoas trans em busca de um cargo no Legislativo: 52 candidaturas. No final do ano passado, no Uruguai, uma lei que garante cota no serviço público para transgêneros foi aprovada. A mudança é lenta, é gradativa, mas está acontecendo.

Publicidade

Fotos 1 e 2: divulgação

Foto 3: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Skol e Pantone lançam edição limitada e colorida para celebrar orgulho LGBT