Primeiro registro de um buraco negro se deve a cientista de 29 anos

por: Redação Hypeness

O mês de abril entra para a história como um dos mais importantes da ciência em todos os tempos. Um grupo de cientistas deixou o mundo de boca aberta ao divulgar a primeira imagem já capturada de um buraco negro.

– Ex-bailarina vira designer e cria mais de 30 pôsteres incríveis de mulheres que fizeram história na ciência

O feito se torna ainda mais importante pelo envolvimento decisivo de uma mulher. A jovem cientista Katie Bouman, de 29 anos, construiu o algoritmo capaz de capturar a imagem histórica.

A simplicidade da postagem nas redes sociais de Katie não dá a dimensão exata do tamanho da descoberta.

Katie, de 29 anos, responde por feito inédito na história da ciência

“Observando, incrédula, a primeira imagem que eu já fiz de um buraco negro que estava em processo de reconstrução”, escreveu.

Katie Bouman é pesquisadora de pós-doutorado do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica. Ela estava trabalhando no algoritmo capaz de capturar a imagem há pelo menos seis anos. Em segredo. Somente colegas cientistas do Event Horizon Telescope sabiam.

– 72% dos artigos científicos publicados no Brasil foram produzidos por mulheres

– Machismo espacial: NASA cancela missão de astronautas por não ter traje adequado

O trabalho da cientista de 29 anos recebeu apoio de astrônomos, engenheiros e matemáticos de todo o mundo para realizar uma espécie de mutirão de organização dos dados coletados por telescópios. Os algoritmos tiveram papel decisivo na organização da ‘bagunça’.

Chamado de monstro, o buraco negro é 3 milhões de vezes maior que a Terra

Bouman falou ao jornal The Washington Post sobre a atuação. “Eu tenho interesse em como podemos ver ou medir coisas que são consideradas invisíveis para nós”.

A história feita a partir da determinação de uma mulher foi celebrada pelo MIT. O Massachusetts Institute of Technology publicou uma imagem de Katie com drives contendo os dados ao lado de Margaret Hamilton, que auxiliou a escrever o código do algoritmo que possibilitou levar o homem para a lua.

O buraco negro tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro e é 3 milhões de vezes maior do que a Terra.

Coalas estão funcionalmente extintos devido a incêndios na Austrália, dizem pesquisadores