Fotografia

Série fotográfica alerta para problema global de poluição das águas

por: Redação Hypeness

Há muito tempo fala-se sobre o problema da poluição das águas. Já encontraram plástico em animais que vivem a mais de 10 mil metros abaixo da superfície do mar e, na Índia, a água de 16 estados está contaminada com urânio – o país até declarou alguns rios como “seres vivos”, com direitos equiparáveis aos dos humanos. Mesmo assim, parece que tem gente que ainda não entendeu a gravidade da situação. O fotógrafo Markus Aspegren está disposto a espalhar conscientização com sua nova série.

Como contou ao Bored Panda, sua relação com a água sempre foi muito forte. Desde criança, Markus costumava velejar nos lagos e rios da Finlândia. Com o tempo, o fotógrafo passou a se preocupar com a enorme quantidade de plástico presente nas águas e decidiu usar seu talento para abordar o assunto.

A série se inspira no livro de terror “A sombra de Innsmouth“, do escritor H. P. Lovecraft. A obra conta a história de um jovem que precisa passar uma noite em um vilarejo portuário em ruínas, habitado por seres híbridos que são metade humanos e metade peixes.

Baseado nestas criaturas, o fotógrafo desenvolveu um ensaio que busca mostrar as sensações que teriam os seres que vivem sob as águas. Os modelos posam para as fotos com caras de tristeza, raiva e ansiedade, sempre envoltos em lixo.

Muitas partes dos figurinos conseguimos emprestadas ou nos deram, por exemplo, peixes, tridentes e um saco de velhas redes de pesca dos avós do meu assistente. Embora nem todos os frutos do mar que usamos fossem comestíveis, eu ainda tenho crises de consciência quando peixes perfeitamente bons foram estragados no processo“, escreveu ele sobre a iniciativa, ressaltando que deixou isso acontecer por acreditar que a mensagem transmitida era mais importante.

O resultado é realmente poderoso. Confere só!

Leia também: Sereias nadam em mar de garrafas plásticas para alertar para a poluição dos oceanos

Publicidade

Fotos: Markus Aspegren


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cansado de ouvir que ‘gays são uma novidade’ ele reuniu 31 fotos que provam o contrário