Sustentabilidade

Suíça retira café da lista de suas reservas contra tragédias humanitárias

por: Gabriela Glette

Pode até parecer filme apocalíptico, mas diversos países possuem reservas de alimentos e outras coisas necessárias para a vida, caso aconteça um desastre natural. A maioria dos alimentos estocados são grãos, pois possuem prazo de validade muito maior do que outros alimentos perecíveis. Neste semana, porém, a Suíça decidiu retirar o grão de café de suas reservas emergenciais, já que considera que não precisamos dele para sobreviver.

reserva café Suíça 1

Em comunicado oficial, o governo afirmou: “O café não é vital de acordo com os critérios que se aplicam hoje. O café quase não contém calorias e, portanto, não contribui para a segurança alimentar do ponto de vista nutricional”. Decisão surpreendente, já que a Suíça é um dos países que mais consomem café – cerca de 9 quilos por pessoa por ano.

reserva café Suíça 2

Isso significa que, a partir de 2022 as produtoras de café não serão mais obrigadas a estocar milhares de toneladas do grão. Tomar café pode ser considerado uma prática social ou não, mas o fato é que a decisão vem causando polêmica. Para Hans Helfiger, diretor da Réservesuisse (uma das empresas responsáveis pela estocagem de alimentos em casos emergenciais), é contra a medida e explica o porquê: “Se você está em crise, às vezes precisa de elementos psicológicos para sobreviver, eu diria. E café, todos nós sabemos, é uma ótima maneira de começar a manhã”.

reserva café Suíça 3

 

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O Brasil já está se preparando para gerar energia elétrica com a força das marés