Debate

Tudo o que sabemos sobre o incêndio na catedral de Notre Dame, em Paris

por: Tarsila Döhler

Publicidade Anuncie

A catedral de Notre-Dame, em Paris, foi atingida por um incêndio de largas proporções na tarde desta segunda-feira (15). Os bombeiros estão operando no local e, até o momento, caracterizam o ocorrido como um acidente.

A catedral de Notre-Dame começou a ser construída em 1163. Em estilo gótico, é considerada uma das mais tradicionais e antigas da capital francesa. Situada na famosa Île de la Cité, a catedral fica rodeada pelas águas do rio Sena, é um dos maiores símbolos franceses.

Na última sexta-feira (12), 16 estátuas foram retiradas dos telhados da catedral e encaminhadas para restauração. Até agora não se sabe se isso teria alguma ligação com o incêndio.

Em função do ocorrido, o presidente da França adiou um pronunciamento que daria hoje e deixou uma mensagem em seu Twitter: 

“A catedral Notre-Dame vítima das chamas. Emoção de toda uma nação. [Envio] pensamentos para todos os católicos e todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite de ver queimar essa parte de nós”.

A prefeita da Paris, Anne Hidalgo, também se manifestou pela rede social: 

Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas (…) Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança“, escreveu a prefeita.

A área do incêndio, que afeta a torre central da construção e as duas torres dos sinos, estava isolada às 15h30 (de Brasília). Não há feridos até este momento, segundo Laurent Nunez, secretário de Estado no Ministério do Interior.

A Defesa Civil francesa diz que não pode utilizar aviões cortafogo. Pelas redes sociais, o órgão informou que o despejo de água por aeronaves do tipo “poderia levar ao colapso integral da estrutura”.

Fatos históricos

Notre-Dame em registro da artista Marie Francois Firmin Girard

Notre-Dame em registro da artista Marie Francois Firmin Girard

A catedral começou a ser construída em 1163 e só foi concluída 180 anos depois. A Igreja, erguida em homenagem a Nossa Senhora (o nome da igreja em francês).

Durante as Cruzadas, ainda com a obra em andamento, a Notre-Dame já atraía cavaleiros medievais, que passavam por lá para pedir proteção antes de partir para o Oriente.
Em 1431, Henrique 6º, da Inglaterra, foi coroado rei da França mesmo sendo um menino de 10 anos e em graves problemas de saúde.
Famosa por suas gárgulas, consideradas as protetoras da igreja contra espíritos malévolos, a Notre-Dame foi saqueada e passou por ameaças de demolição durante a Revolução Francesa (1789-1799).
Em 1804, Napoleão foi coroado imperador dentro dela, ao som dos tubos do grande órgão da catedral.

Publicidade Anuncie

Foto: Reprodução/TV Globo


Tarsila Döhler
Jornalista, pisciana, apaixonada por brechó, cerveja gelada e livros. Natural do interior, com sonho na cidade grande. Divide a vida entre textos, diagramação, bordados e os 360 dias de espera pelo carnaval.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Passaporte diplomático dado a Edir Macedo é suspenso