Debate

TV exige um padrão’: ditadura da magreza em novelas é nociva para todas as mulheres

por: Redação Hypeness

Embora a sociedade tenha passado por mudanças consideráveis nos últimos tempos, no que diz respeito à autoimagem e ao autocuidado, em alguns ambientes tudo continua igual. A atriz Paloma Duarte contou à revista Marie Claire que precisou perder 8kg em sua volta para a TV como Ligia, em “Malhação: Toda forma de amar”, após um hiato de 5 anos.

Na entrevista, a atriz explicou que o esforço vale a pena pelo personagem. Perdi este peso desde o começo dos ensaios da novela para cá. Tenho usado o número 38, mas está larguinho. Foi power! Eu estava com uma cirurgia de hérnia de disco recém realizada, cheia de cortisona e vestia o 42. Tive de entrar no personagem, a vida é assim, a gente sabe que a televisão exige um padrão e, mesmo eu sendo da turma que defende mais ‘carninha’ no corpo, não dá para cometer excessos e esta é uma linguagem da TV“, contou.

Padrão de magreza imposto às mulheres é ainda mais cruel diante dos holofotes

A personagem Ligia, porém, é uma mulher comum, cujo drama na história é o fato de ter que lidar com o surgimento da mãe biológica da filha adotada. Ou seja, não havia necessidade de um biotipo específico para o papel: esse é só mais um caso que aponta para a padronização do corpo feminino, observada em novelas, filmes, capas de revista e propagandas.

Essa é uma época em que mulheres como Alexandra Gurgel, do canal Alexandrismos, a atriz Mariana Xavier, da própria Rede Globo, e Mc Carol demonstram que é possível viver feliz e amar o próprio corpo independente de capas de revistas. O debate sobre a padronização do corpo passa por questões seríssimas, como distúrbios alimentares e depressão, por exemplo.

No ano passado, a mesma novela tratou da gordofobia, com a personagem Úrsula, interpretada por Guilhermina Libanio. Aparentemente, do lado de lá das telas, o foco é outro.

Paloma Duarte ainda afirmou que pretende perder ainda mais peso e que está realizando uma dieta.

 

Publicidade

Foto: TV Globo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estrela de comerciais por 14 anos, homem Marlboro morre sem nunca ter fumado