Inspiração

A história inspiradora do avô que pintou sua aldeia inteira para impedir que ela fosse derrubada

por: Gabriela Glette

Esta história começou há 10 anos, quando Huang Yung-fu – hoje com 97 anos, tomou uma das decisões mais importantes de sua vida. Na época, governo taiwanês ameaçava derrubar sua aldeia, já que ele era o último residente remanescente. O objetivo era construir um complexo de apartamentos ultra moderno e ele chegou a receber algumas ofertas de dinheiro, para que abandonasse a casa onde morou a vida inteira. Qualquer semelhança com o filme ‘Up: altas aventuras’ não é mera coincidência. Em tempos onde apenas o lucro importa, expulsar pessoas de suas próprias casas vem se tornando prática comum.

avô vila colorida 1

Foi então que ele decidiu dar novo significado à vila abandonada e passou a pintar absolutamente todos os edifícios que faziam parte dela. Com o tempo, o lugar foi se transformando em ponto turístico e ele passou a ser chamado de ‘Vovô Arco-Íris’. Nascido na China, ele lutou na Segunda Guerra Mundial e se mudou para esta aldeia improvisada – em Taiwan, montada apressadamente para os militares e suas famílias. O que deveria ser uma solução temporária acabou se tornando o lar em que ele vive até hoje.

avô vila colorida 2

Quando cheguei aqui, a vila tinha 1.200 residências e todos nos sentávamos e conversávamos como uma grande família. Mas então todo mundo se afastou ou morreu e eu me tornei solitário, confidencia em entrevista à BBC. A arte, no entanto, deu nova vida a ele e à aldeia. Em 2010, um estudante universitário visitou o lugar e, encantado, prometeu ajudá-lo. A primeira coisa que fez foi fotografá-la e começar uma campanha de arrecadação de fundos e uma petição para salvá-la da destruição.

avô vila colorida 3

Não demorou para a vila fazer sucesso na Internet e se transformar em um dos pontos turísticos mais visitados de Taiwan. A casa de Huang Yung-fu continua, assim como esta incrível aldeia colorida, resultado do profundo amor que ele sente pelas suas raízes e sua própria história.

avô vila colorida 4

avô vila colorida 5

avô vila colorida 6

avô vila colorida 7

avô vila colorida 8

avô vila colorida 9

avô vila colorida 10

Publicidade

Fotos: My Modern Met


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Gagliasso surpreende seguidores com fotos inéditas de Bless, caçula recém adotado