Sustentabilidade

Adidas quer ter 100% de seus tênis totalmente recicláveis

por: Vitor Paiva

Mobilizando cada vez mais seus recursos e tecnologias em prol do futuro e do meio ambiente, a Adidas parece de fato decidida a mudar sua maneira de produzir e principalmente o desperdício de seus produtos. Depois de anunciar a fabricação de 11 milhões de pares de tênis com plástico retirado dos oceanos e de criar seu primeiro modelo feito 100% com material reciclável, a gigante alemã quer transformar a reciclagem em seu modelo de fabricação – e deixar, no futuro, de desperdiçar qualquer material oriundo de suas fábricas.

O modelo Futurecraft Loop

A ideia é basear esse futuro no modelo Futurecraft Loop, feito totalmente a partir da reciclagem. “Futurecraft Loop é nosso primeiro tênis feito para ser refeito. É uma afirmação de nossa intenção em nos responsabilizarmos pela vida inteira de nossos produtos; a prova de que podemos fabricar tênis esportivos de alta performance que não precisam ser jogados no lixo”, disse um executivo da empresa. Pois a ideia é essa: que cada vez mais os modelos possam ser devolvidos à reciclagem, para que peças sejam reaproveitadas, e outras possam ser derretidas e servir como matéria-prima para um novo tênis.

O modelo fabricado com plástico retirado dos oceanos

A primeira geração do Futurecraft ainda está sendo testada, mas em breve deve ganhar as prateleiras. O novo tênis abre o precedente para que a marca consiga o objetivo de tornar toda sua produção completamente reciclável.

“Houve um tempo em que não parecia que conseguiríamos superar as dificuldades técnicas para isso – mas agora demos o primeiro passo, e o campo mudou”, disse Tanyaradzwa Sahanga, gerente de inovação da Adidas – que garantiu que, para que essa mudança realmente dê certo, será preciso a participação não só dos consumidores, mas também de empresas concorrentes, para que o combate à poluição e ao desperdício seja total.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estádio é ocupado por floresta de 300 árvores para chamar atenção para o meio ambiente