Sustentabilidade

Alemanha inaugura estrada elétrica, com recarregadores para caminhões

por: Mari Dutra

Depois da Suécia ter anunciado a primeira estrada elétrica do mundo, a Alemanha seguiu a tendência e inaugurou sua “eHighway” no dia 6 de maio. Trata-se de um trecho de 10 km próximo de Frankfurt, que deverá auxiliar no carregamento de caminhões híbridos.

O programa, chamado de ELISA (Electrified Innovative Heavy Traffic on Autobahn), é uma parceria entre o governo do estado de Hesse e a Siemens. Ao longo do trecho, serão dispostos cabos eletrificados de 670 volts. Através de hastes condutoras, os caminhões híbridos poderão se conectar aos cabos e se abastecer de energia. Para obter o benefício, os veículos devem circular a uma velocidade máxima de 56 km/h.

O projeto deverá funcionar até 2022 em fase de testes. Se a avaliação for positiva, é possível que a estrada elétrica seja ampliada. A empresa estima que, se 30% das estradas alemãs investirem na tecnologia, será possível reduzir as emissões de CO² em até 6 milhões de toneladas anuais.

Publicidade

Fotos: Divulgação

Com informações de Siemens


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Antinatalistas: quem são as pessoas que querem que paremos de ter filhos