Ciência

Aluna de escola pública do Pará cria tijolo de caroço de açaí e ganha 15 prêmios

por: Vitor Paiva

Os exemplos de como a educação e a ciência podem transformar qualquer coisa em progresso e solução podem vir de qualquer coisa – até mesmo de um supostamente mero caroço de açaí. Foi o que fez a aluna Francielly Rodrigues Barbosa, uma jovem paraense de 18 anos, aluna da Escola Estadual Ernestina Pereira Maia, que já ganhou 15 prêmios por conta de sua criação: um tijolo feito justamente do caroço da fruta típica de seu estado.

A jovem Francielly Rodrigues Barbosa

Para criar seu tijolo, ela contou com a ajuda de outros jovens, para coletar, secar, carbonizar e triturar os caroços em um pilão. A massa então foi misturada com argila e carvão, e assim Francielly chegou ao resultado final – a partir do qual os tijolos foram feitos. A partir desse primeiro tijolo a estudante conseguiu uma parceria com a USP, para testar novas possibilidades para a fórmula, e também as possibilidades de aplicação da criação em alvenaria, como telhas, cimento e argamassa.

Além de ajudar a amenizar problemas ambientais, seu tijolo de açaí ajuda aos moradores de sua cidade, Moju, a 120 km de Belém – foi a partir das casas de sua cidade, e dos problemas estruturais das construções, que ela pensou em algum material de baixo custo que poderia criar fundações seguras para as casas. Segundo Francielly, o caroço de açaí, além de ser abundante, possui uma substância chamada lignina, que impede o ataque de fungos e combate a decomposição.

O tijolo de açaí durante seu processo de feitura

Por conta do projeto, ela foi convidada a participar da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), em 2018, onde ganhou 10 prêmio – incluindo uma viagem aos EUA, para visitar a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Em 2019 ela participou novamente da FEBRACE, conquistando mais 5 prêmios. Seu sonho agora, além de seguir no desenvolvimento da pesquisa com açaí, é ingressar na USP – ou estudar no exterior.

Francielly com alguns de seus prêmios

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como ela salvou a vida do marido infectado pela ‘pior bactéria do mundo’