Ciência

Após 20 anos, homem retira cálculo de 1,3 kg; “caso mais estranho da carreira”, diz médico

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Parece coisa daquele site que todo mundo conhece. Mas não é. Um homem conviveu durante 20 anos com um cálculo na bexiga de nada menos que 1,3 kg. O objeto foi retirado pela equipe médica do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina, na Bahia.

– Médico do SUS quebra a internet com café da manhã aos pacientes com fome

O procedimento aconteceu na segunda-feira (20) e o homem passa bem. O lavrador de 51 anos não teve o nome divulgado, mas deu entrada no hospital na região da Chapada Diamantina reclamando de fortes dores na barriga.

Paciente passa bem, mas seguirá em observação após alta

O urologista João Cléber Coutinho, de 50 anos, informou que a pedra media 18 centímetros. Segundo ele, o paciente é casado e tem três filhos e nunca procurou ajuda por achar que se tratava de algo corriqueiro.

Ao Correio da Bahia, o urologista explica que o lavrador só buscou auxílio médico depois de dificuldades para urinar e da sensação de peso na bexiga.

“Ele vinha sentindo ardência e peso na uretra, mas achava que era algo normal. Ele diz que sempre trabalhou na roça e nunca sentiu nada, até notar uma massa dura na barriga e vir nos procurar. Fizemos os primeiros exames e constatamos um cálculo de 10 cm, o que é normal nos casos de rins”, informou.

– Professora de 92 tem melhora de saúde após ensinar cuidadora a ler e escrever

Mesmo com mais de 20 anos de experiência, João Cléber não conseguiu esconder o espanto com o tamanho da pedra. Ele disse que o lavrador continua internado e deve ter alta em três dias, mas seguirá em observação porque sua bexiga ficou estendida e os rins dilatados pela não circulação de urina.

– Ferry boat será afundado para incrementar turismo de mergulho e gera debate ambiental na Bahia

O cálculo na bexiga pesa cerca de 1,5 kg

“Esse caso é o mais estranho da minha carreira. Quero agradecer muito a equipe que trabalha comigo em todas as cirurgias, do auxiliar de enfermagem ao anestesista e toda a direção do hospital que nos dá todo o apoio”.

Em pacientes idosos do sexo masculino, o surgimento de cálculos está relacionado com a próstata. Médicos citam ainda disfunção miccional – termo que se refere a problemas de função da bexiga urinária, como dificuldade para o esvaziamento da urina.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas brasileiros descobrem efeito analgésico em abacaxi