Parece coisa daquele site que todo mundo conhece. Mas não é. Um homem conviveu durante 20 anos com um cálculo na bexiga de nada menos que 1,3 kg. O objeto foi retirado pela equipe médica do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina, na Bahia.
– Médico do SUS quebra a internet com café da manhã aos pacientes com fome
O procedimento aconteceu na segunda-feira (20) e o homem passa bem. O lavrador de 51 anos não teve o nome divulgado, mas deu entrada no hospital na região da Chapada Diamantina reclamando de fortes dores na barriga.

Paciente passa bem, mas seguirá em observação após alta
O urologista João Cléber Coutinho, de 50 anos, informou que a pedra media 18 centímetros. Segundo ele, o paciente é casado e tem três filhos e nunca procurou ajuda por achar que se tratava de algo corriqueiro.
Ao Correio da Bahia, o urologista explica que o lavrador só buscou auxílio médico depois de dificuldades para urinar e da sensação de peso na bexiga.
“Ele vinha sentindo ardência e peso na uretra, mas achava que era algo normal. Ele diz que sempre trabalhou na roça e nunca sentiu nada, até notar uma massa dura na barriga e vir nos procurar. Fizemos os primeiros exames e constatamos um cálculo de 10 cm, o que é normal nos casos de rins”, informou.
– Professora de 92 tem melhora de saúde após ensinar cuidadora a ler e escrever
Mesmo com mais de 20 anos de experiência, João Cléber não conseguiu esconder o espanto com o tamanho da pedra. Ele disse que o lavrador continua internado e deve ter alta em três dias, mas seguirá em observação porque sua bexiga ficou estendida e os rins dilatados pela não circulação de urina.
– Ferry boat será afundado para incrementar turismo de mergulho e gera debate ambiental na Bahia

O cálculo na bexiga pesa cerca de 1,5 kg
“Esse caso é o mais estranho da minha carreira. Quero agradecer muito a equipe que trabalha comigo em todas as cirurgias, do auxiliar de enfermagem ao anestesista e toda a direção do hospital que nos dá todo o apoio”.
Em pacientes idosos do sexo masculino, o surgimento de cálculos está relacionado com a próstata. Médicos citam ainda disfunção miccional – termo que se refere a problemas de função da bexiga urinária, como dificuldade para o esvaziamento da urina.