Ciência

Após 20 anos, homem retira cálculo de 1,3 kg; “caso mais estranho da carreira”, diz médico

por: Redação Hypeness

Parece coisa daquele site que todo mundo conhece. Mas não é. Um homem conviveu durante 20 anos com um cálculo na bexiga de nada menos que 1,3 kg. O objeto foi retirado pela equipe médica do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina, na Bahia.

– Médico do SUS quebra a internet com café da manhã aos pacientes com fome

O procedimento aconteceu na segunda-feira (20) e o homem passa bem. O lavrador de 51 anos não teve o nome divulgado, mas deu entrada no hospital na região da Chapada Diamantina reclamando de fortes dores na barriga.

Paciente passa bem, mas seguirá em observação após alta

O urologista João Cléber Coutinho, de 50 anos, informou que a pedra media 18 centímetros. Segundo ele, o paciente é casado e tem três filhos e nunca procurou ajuda por achar que se tratava de algo corriqueiro.

Ao Correio da Bahia, o urologista explica que o lavrador só buscou auxílio médico depois de dificuldades para urinar e da sensação de peso na bexiga.

“Ele vinha sentindo ardência e peso na uretra, mas achava que era algo normal. Ele diz que sempre trabalhou na roça e nunca sentiu nada, até notar uma massa dura na barriga e vir nos procurar. Fizemos os primeiros exames e constatamos um cálculo de 10 cm, o que é normal nos casos de rins”, informou.

– Professora de 92 tem melhora de saúde após ensinar cuidadora a ler e escrever

Mesmo com mais de 20 anos de experiência, João Cléber não conseguiu esconder o espanto com o tamanho da pedra. Ele disse que o lavrador continua internado e deve ter alta em três dias, mas seguirá em observação porque sua bexiga ficou estendida e os rins dilatados pela não circulação de urina.

– Ferry boat será afundado para incrementar turismo de mergulho e gera debate ambiental na Bahia

O cálculo na bexiga pesa cerca de 1,5 kg

“Esse caso é o mais estranho da minha carreira. Quero agradecer muito a equipe que trabalha comigo em todas as cirurgias, do auxiliar de enfermagem ao anestesista e toda a direção do hospital que nos dá todo o apoio”.

Em pacientes idosos do sexo masculino, o surgimento de cálculos está relacionado com a próstata. Médicos citam ainda disfunção miccional – termo que se refere a problemas de função da bexiga urinária, como dificuldade para o esvaziamento da urina.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro caso de transmissão sexual de dengue é registrado na Europa