Seleção Hypeness

Após cortes na educação, 5 fundações que te levam pra estudar fora do Brasil

por: Vitor Paiva

Dentre todos os retrocessos que o atual governo federal vem cometendo, nenhum é mais grave e empurra com mais intensidade o país na direção do abismo como o corte de 30% dos investimentos para educação. Afetando desde a educação infantil à pós-graduação, o corte e congelamento irão sucatear ou mesmo inviabilizar necessidades urgentes na área, como construção de escolas, bolsas de pesquisa, transporte aos alunos, ensino técnico, além dos orçamentos das universidades federais de modo geral.

Utilizada como uma chantagem pela aprovação da igualmente trágica reforma da previdência, o ataque do governo contra a educação parece revelar um ímpeto suicida que conduz atualmente o país – tentando contrariar verdades óbvias e evidentes, que eram antes enunciadas por qualquer cidadão brasileiro: só existirá um futuro melhor se houver investimento na educação. Um país sempre será tão promissor quanto for o tratamento oferecido à sua educação. A realidade atual, porém, alcançou níveis tamanhos de demência e maldade que muitos passaram a acreditar que sucatear a educação pode, de alguma forma, ser um bom caminho.

O atual ministro da educação Abraham Weintraub

Se nenhuma resistência parece mais importante do que tentar frear o extermínio da educação pública e da pesquisa científica no Brasil, ao mesmo tempo as mentes brilhantes que ainda seguem se multiplicando por aqui, apesar dos esforços oficiais contra a inteligência e o óbvio progresso possível, essas mentes não devem permanecer prisioneiras da realidade na qual o Brasil se encontra – e infelizmente o aeroporto pode ser uma solução inevitável para muitos casos.

Assim, é oportuno e fundamental lembrar das diversas fundações e instituições que oferecem bolsas de estudo para alunos de todo o mundo – inclusive do Brasil. Por isso, separamos aqui 5 dessas fundações abertas ao progresso, que podem levar a ciência e a educação brasileira à frente, mesmo que lamentavelmente longe do próprio Brasil.

Clara Lionel Fundation

Fundada em 2012 pela cantora Rihanna em honra a seus avós – Clara e Lionel – essa fundação oferece suporte para educação e emergências pelo mundo. Seu programa global de bolsas oferece ajuda financeira e de outros tipos para alunos de países como Barbados, Cuba, Haiti, Jamaica, Guiana e Brasil, que procuram os EUA para justamente encontrar um caminho melhor e mais elevado através da educação no país.

Fundacion Carolina

Instituída em 2000 como um instrumento de potencialização do progresso científico a partir da relação entre a Espanha e seus países amigos – que inclui o Brasil – a Fundacion Carolina oferece suporte, investimento e ajuda nas etapas mais diversas dos estudos. Graduação, pós-graduação, doutorado, programas de mobilidade para professores, e muito mais. Só na temporada 2019/2020 foram abertas 723 vagas para bolsas de estudo na Espanha pela fundação. Uma visita ao site mostra as tantas oportunidades que a Carolina oferece.

AAUW

A American Association of University Women (Associação Americana de Mulheres Universitárias) é uma das mais importantes e antigas instituições promotoras da igualdade e da educação para mulheres. Agindo e empoderando mulheres desde 1881, a Associação oferece bolsas para mulheres não americanas e não residentes dos EUA com ênfase na graduação e em pesquisas gerais. Anualmente a fundação oferece uma média de 250 bolsas para mulheres ou organizações sem fins lucrativos.

Fundação Ford

Uma das mais antigas e atuantes organizações do tipo no mundo, a Fundação Ford oferece bolsas de mestrado e doutorado no Brasil, mas também no exterior em áreas de geração de recursos e desenvolvimento comunitário. Estudos em educação, mídia, artes, cultura, justiça social, paz e desigualdade acabam tornando-se prioritários nas bolsas e programas oferecidos pela fundação.

NIIED

Instituto que pertence ao governo da Coréia do Sul, o NIIED (Instituto Nacional pela Educação Internacional, em tradução livre) oferece anualmente bolsas de estudo a alunos estrangeiros que desejem estudar no país. Os editais do NIIED completam brasileiros, e oferecem investimento em nível de graduação completa, intercâmbio e pós-graduação. Despesas como acomodações, transporte, seguro-saúde, eventuais auxílios mensais e anuidades costumam ser cobertas pelos programas do instituto.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fóssil de ancestral de tiranossauro é encontrado em cidade do interior do Rio Grande do Sul