Sustentabilidade

Arborista francês troca pesticidas por criação de galinhas em plantações

por: Gabriela Glette

A França é um dos países que mais incentiva a agricultura orgânica e possui uma legislação severa, que proíbe diversos agrotóxicos. Foi por isto que o arborista francês Christophe Bitault, decidiu colocar galinhas pretas em seu pomar, visando preservar sua plantação e manter as árvores frutíferas sem a utilização de pesticidas ou qualquer tipo de agrotóxico. Após diversos testes, ele descobriu que as galinhas negras Janzé simplesmente devoraram as pragas.

francês galinhas plantações 1

O fazendeiro – que já trabalha com agricultura orgânica há mais de dez anos, espalhou 80 galinhas em 3 hectares e, para sua surpresa reparou que logo no primeiro ano 80% dos insetos haviam desaparecido: “Uma bênção porque esses insetos destroem até 90% da produção”, afirmou.

francês galinhas plantações 2

Ameaçadas de extinção, as galinhas janzé são rápidas e tão eficazes que ele nem precisa alimentá-las. Hoje, mais de 200 tomam conta de suas macieiras, que estão mais saudáveis do que nunca. Além do mais, os ovos são de excelente qualidade, sobretudo porque elas vivem soltas e convivem em paz com mais de 120 ovelhas em 30 hectares da fazenda. Isto é o que podemos chamar de agricultura afetiva.

francês galinhas plantações 3

Publicidade

Fotos 1 e 2: reprodução

Foto 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Restaurante da USP pesa sobras de alimentos para concientizar sobre desperdício