Ciência

Assistir aos filmes do Homem-Aranha diminui medo de aranhas reais

06 • 05 • 2019 às 18:03
Atualizada em 07 • 05 • 2019 às 17:22
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um experimento das universidades de Bar-Ilan (Israel) e de Ariel (Cisjordânia), feito por seus respectivos psicólogos Yaakov Hoffman e Menachem Ben-Ezra, constatou que os filmes da Marvel diminuem os sintomas de medo de insetos. Os longas Homem-Formiga (2015) e do Homem-Aranha foram usados no estudo.

Os cientistas exibiram trechos dos filmes para 424 voluntários que foram divididos em quatro grupos: o primeiro assistiu a cenas de Homem-Formiga, o segundo a cenas de Homem-Aranha 2 (2004) e os outros dois são grupos de controle que viram os trechos sem estímulos, como as da abertura dos filmes e com o logo da Marvel.

Nesta que é a primeira vez em que a técnica da exposição positiva é testada desse modo, os psicólogos constataram que sete segundos de Homem-Aranha diminuem em 20% os sintomas de fobia de aranhas e formigas. Os voluntários responderam um formulário para descrever a experiência.

Por outro lado, os outros grupos não manifestaram redução significativa – o que levou os psicólogos concluírem que expor os voluntários aos insetos no contexto fantasioso dos super-heróis.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness