Sustentabilidade

Até 2030 anos, será proibido usar veículos a gasolina e diesel em Amsterdã

por: Gabriela Glette

Publicidade Anuncie

A partir de 2030, carros e motos movidos a gasolina e diesel serão proibidos em Amsterdã. O intuito da medida é tentar despoluir ao máximo o ar da cidade, que possui níveis de poluição acima do permitido pelas normas europeias. Apesar de muita gente fazer uso de bicicletas, o ministro da Saúde da Holanda alerta que os níveis atuais de dióxido de nitrogênio pode levar a doenças respiratórias e reduzir a expectativa de vida em mais de um ano.

Em uma década o governo pretende substituir todos os motores a gasolina e diesel por alternativas livres de emissões, como carros elétricos e a hidrogênio. A proibição será feita de maneira gradual e já começa no ano que vem, com o banimento de carros a diesel produzidos antes de 2005.

diesel gasolina amsterdã 2

Publicidade

Para estimular os cidadãos a trocar de carro, o governo oferecerá subsídios e permissões de estacionamento. Apesar de ser uma tendência global – já verificada em Madri, por exemplo, a indústria automotiva holandesa criticou a medida, dizendo que muita gente não terá condições de trocar de carro.

diesel gasolina amsterdã 3

Publicidade Anuncie

Reprodução


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.


X
Próxima notícia Hypeness:
Arborista francês troca pesticidas por criação de galinhas em plantações