Debate

Atualizando o absurdo: Governo Bolsonaro amplia recorde nefasto e libera 169 agrotóxicos

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Parece matéria repetida, mas não é. O governo federal acaba de aprovar o registro de mais 31 agrotóxicos. Com isso, o mercado brasileiro recebeu, apenas em 2019, 169 pesticidas.

– Agrotóxico tido como ‘inofensivo’, muda comportamento de abelhas

O número demonstra a tendência de alta dos últimos três anos. Em 2015, foram 139. Já em 2018, 450. O Ministério da Agricultura diz que o aumento na velocidade dos registros se dá pelos ganhos de eficiência de “medidas desburocratizantes”.

Com Bolsonaro, entrada de agrotóxicos bate recorde no Brasil

A pasta chefiada por Tereza Cristina, ligada à bancada ruralista, é responsável pelos registros dos agrotóxicos e verificação da eficiência no combate a pragas e doenças do campo.

A autorização final, no entanto, é concedida apenas com o parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por avaliar os riscos à saúde. A entrada passa ainda pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que se responsabiliza pelos possíveis perigos ambientais.

– Mais de 1 veneno por dia: Governo Bolsonaro libera 166 agrotóxicos em 4 meses

Estudo recente publicado no Hypeness mostrou que a liberação de agrotóxicos cresceu 42% nos primeiros quatro meses da gestão de Jair Bolsonaro (PSL). O levantamento do Greenpeace aponta que o país está diante do maior limite volume de liberação de pesticidas da história. A alta é de 922% em relação ao mesmo período de 2010.

“O ritmo de aprovações é sem precedentes. O que também assusta é que quase metade desses produtos são muito tóxicos. Vai ter mais veneno no prato do consumidor, mais veneno contaminando os trabalhadores do campo e o meio ambiente”, declarou ao UOL Iran Magon, do Greenpeace.

A agilidade acontece também em função da pressão exercida por alguns setores do agronegócio. Reginaldo Minaré, consultor de tecnologia da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, disse à Exame que “a demora no processo de registros prejudicava a concorrência e as possibilidades de inovação empresarial, prejudicando os produtores”.

– 27 agrotóxicos foram achados na água de 1 em cada 4 municípios brasileiros, segundo Agência Pública

– Monsanto é condenada a pagar 2 bilhões a casal com câncer por agrotóxicos

Ele acrescenta que “o Brasil está apenas recuperando seu atraso”. E que “a diversificação do mercado é melhor para a produção agrícola, porque os produtores vão poder se beneficiar de agrotóxicos mais adaptados a um preço  melhor”, completa.

Tereza Cristina representa os ruralistas no governo Bolsonaro

Embora ameace a sua saúde, o Brasil é dono do maior mercado de agrotóxicos do mundo. Em 2017, as vendas no país atingiram a marca de 8,9 bilhões de dólares, ou 18% de todo o comércio no planeta terra. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal.

Para se ter ideia, entre 2009 e 2017, a quantidade de princípios ativos dos agrotóxicos vendidos no Brasil quase dobrou. Atingiu nada menos que 540 mil toneladas. E a qualidade?

Apesar do Ministério da Agricultura assegurar o controle de qualidade rígido, entidades de defesa do meio ambiente e profissionais de saúde parecem não concordar. Quase um terço dos compostos permitidos aqui são proibidos na União Europeia.

Entre os banidos na Europa estão três princípios ativos, os herbicidas Paraquat e Atrazina e o inseticida Acefato, figurando entre os 10 mais vendidos no Brasil em 2017.

“A exposição pré-natal a agrotóxicos, mesmo em baixas doses como aquelas provenientes de resíduos em alimentos, pode sim provocar alterações no desenvolvimento neurológico das crianças expostas”, afirma à Agência Pública a toxicologista e médica do trabalho Virginia Dapper, que aponta estudos mostrando a relação entre pesticidas e os efeitos negativos na saúde de crianças.

Publicidade

Fotos: foto 1: EBC/foto 2: Wilson Dias/Agência Brasil


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vendedora de 63 anos é arrastada por carro por negar produto de graça