Ciência

Azul ou verde? A cor que você vê diz muito sobre o funcionamento do seu cérebro

por: Gabriela Glette

Nosso cérebro é uma máquina poderosa e muitas vezes, funciona de uma maneira que nós não compreendemos. Se você é fã de ilusões de ótica e de como o cérebro de cada um trabalha de maneira diferente, prepare-se para este simples desafio, proposto pela Optical Express – empresa especializada em oftalmologia, baseada no Reino Unido. Que cor você vê? Azul ou verde? A resposta pode dizer muito sobre você, ou melhor, sobre seu cérebro!

azul ou verde teste 1

A equipe fez esta mesma pergunta para 1000 pessoas e as respostas surpreendem: 64% respondeu que era verde, enquanto 32% acreditava ser azul. No entanto, quando foi dito para olharem para a mesma cor, entre 2 outros tons visivelmente azuis, as respostas mudaram e, 90% dos participantes respondeu que a cor era verde.
azul ou verde teste 2
Mas afinal, qual é a resposta certa? A Optical Express indica exatamente quais são os valores RGB: são 0 vermelho, 122 verde e 116 azul, o que o coloca na categoria verde. É um teste interessante que nos lembra que a cor às vezes é aberta à interpretação. Stephen Hannan – diretor de serviços clínicos da empresa, explica: A luz é convertida em um sinal elétrico que viaja ao longo do nervo óptico até o córtex visual no cérebro. O cérebro faz sua própria interpretação exclusiva desse sinal elétrico”.
azul ou verde teste 3
Não é de surpreender que muitos entrevistados tenham mudado de opinião. E você? Qual é a cor que você realmente enxerga?

Publicidade

Fotos 1 e 2: Optical Express

Foto 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudantes brasileiros constroem ponte de macarrão capaz de aguentar 132 Kg