Inspiração

Bilionário brasileiro se muda para Roraima para ajudar venezuelanos

por: Vitor Paiva

Por trás do intenso debate ideológico e político que move as opiniões sobre a Venezuela existem sempre pessoas: o povo venezuelano, que sofre com o turbilhão de turbulências que move a realidade do país hoje. O bilionário brasileiro Carlos Wizard Martins parece ter se permitido seguir pela força da empatia para ajudar os refugiados venezuelanos que chegam ao Brasil – e, tornando pessoal tal missão, ele e sua esposa, Vânia Martins, mudaram-se por boa parte da semana para Boa Vista, capital do estado de Roraima, para trabalhar no acolhimento e nas necessidades dos que chegam da Venezuela por aqui.

O empresário Carlos Wizard

E não é impreciso chamar tal dedicação de missão: o compromisso veio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Mórmon, que o casal frequenta desde criança em Curitiba. O investimento do casal não se restringe ao próprio tempo, e até um avião já foi fretado por Wizard para transportar 118 refugiados a outros estados, a fim de que entrassem no mercado de trabalho. Carlos e Vânia trabalham também em toda a rede de apoio – que já chegou, em muito pelas mãos do casal, ao próprio governo federal.

Wizard com refugiados em Roraima

Wizard criou sua fortuna – avaliada em 2,4 bilhões de reais – inicialmente com o grupo Multi, que incluía as escolas de idiomas Yázigi e Wizard. Hoje ele preside o grupo Sforza, dono no Brasil de mais de 20 empresas, como Pizza Hut, Taco Bell e KFC. Seu tempo atualmente, portanto, se divide entre São Paulo, nas reuniões de negócios, e Roraima, onde segue captando apoio e realizando ações para ajudar os refugiados. O propósito da missão, segundo o empresário, não é tutelar os que chegam, mas sim oferecer oportunidade de recomeço – igrejas de diferentes religiões ajudam na missão, procurando por residência e emprego para esses seres humanos.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após apelo no WhatsApp, gari que teve moto roubada ganha outra zerada