Inovação

Cansado de trocar tênis? Nike cria app para medir tamanho correto de seu pé

por: Vitor Paiva

As soluções para melhorar a experiência dos consumidores e ainda combater o desperdício podem ser muito mais simples do que pensamos – e foi nesse sentido que a Nike decidiu criar um app para medir com precisão o tamanho e o formato de nossos pés. Combinando ciência de dados, inteligência artificial, algoritmos de recomendação e visão computacional, o Nike Fit promete não só satisfazer com precisão os consumidores como permitir a economia de milhões de dólares em gastos desperdiçados anualmente.

Segundo a empresa, 60% dos consumidores dos EUA compram sapatos de numeração errada em algum momento de sua vida, e cerca de meio milhão de pessoas devolvem ao menos um sapato por ano pelo mesmo motivo. Tal realidade provoca um impacto considerável em retornos, trocas de produto e, com isso, investimento em produções que não chegam a ser utilizadas.

O Nike Fit mede a forma de ambos os pés completamente, revelando assim o encaixe perfeito para cada modelo específico.

A ideia visa também melhorias nos projetos e na fabricação dos calçados e seus formatos – para, com isso, impactar positivamente nas vendas e na relação com os consumidores, tornando a experiência de vestir um Nike mais ergonômica e confortável. Em larga escala, porém, o app tem o potencial de melhorar a produção da empresa como um todo, gerando uma grande economia e reduzindo o desperdício – além de ajudar quem está em outro país e quer comprar um tênis, ou quem simplesmente vive mudando de número, dependendo do modelo ou da marca a se vestir.

Em julho o app estará disponível nos EUA, e na Europa em agosto.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Outback vai dar chopp de graça na Black Friday