Inovação

Coleção com mais de 100 mapas mostram passado do mundo no Google Earth

por: Gabriela Glette

Publicidade Anuncie

Não sei se você está sabendo, mas, recentemente mais de 120 mapas antigos da David Rumsey Map Collection foram inseridos no Google Maps e Google Earth e, graças à esta incrível tecnologia hoje nós podemos viajar no tempo e conhecer diferentes lugares do mundo, tais como eram no passado!

mapa antigo google 1

Como era de se esperar, dependendo da geografia do local que pretendemos observar, podem haver algumas distorções, mesmo porque antigamente as cartografias muitas vezes mostravam interpretações equivocadas dos contornos geográficos. Porém, o mais incrível é que a comparação entre as imagens do Google e os mapas antigos, é facilitada por um cursor que revela informações interessantes sobre a evolução das representações da geografia do planeta, assim como dados sobre a urbanização do mundo.

mapa antigo google 2

Para ter acesso, basta acionar a camada “Rumsey Historical Maps” no Earth ou através desta versão do Google Maps, desenvolvida com exclusividade para este projeto. Os mapas abrangem o período entre 1680 e 1930 e, além dos desenhos cartográficos, contêm informações sobre a história do local. Não se esqueça de baixar o programa, já que a coleção de Rumsey não está disponível na versão online. Pronto para viajar no tempo?

mapa antigo google 3

Publicidade

Fotos 1 e 2: reprodução

Foto 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Alunos da UFF criam jogos para idosos exercitarem a mente