Ciência

Como Sobral, no Ceará, ajudou a comprovar a teoria da relatividade de Albert Einstein

por: Redação Hypeness

Sobral é uma cidade no interior do Ceará. Hoje com pouco mais de 200 mil habitantes, o município é fundamental para a Teoria da Relatividade de Albert Einstein. A compreensão exige uma viagem no tempo, maio de 1919 precisamente.

Há exatos 100 anos, a região se tornou a menina dos olhos de cientistas brasileiros, norte-americanos e britânicos. Grupos e mais grupos estendiam tendas e montavam telescópios em um município que sequer tinha visto carros circularem. Estavam em busca da comprovação da Teoria da Relatividade do físico alemão.

Sobral e Einstein estão eternamente ligados

A missão previa o testemunho do eclipse total do sol. Nada melhor que o céu generoso do Nordeste brasileiro. No entanto, a manhã de 29 de maio de 1919 acordou com tempo carrancudo, algo raro. Prelúdio de nova frustração na vida de astrônomos que, sem sucesso, tentaram fazer observações na Ilha do Príncipe, na África e desde 1912 esbarraram em condições meteorológicas e até no avanço de tropas na Ucrânia durante a Primeira Guerra Mundial, em 1914. Não desta vez.

Deus é brasileiro, já dizia o poeta. O sol saiu e reinou soberano em Sobral. Quer dizer, logo foi encoberto por uma tarja preta ainda desconhecida da maioria dos moradores, que saíram correndo em busca de abrigo nas igrejinhas da cidade com medo do Juízo Final.

– Uma das teorias astronômicas mais importantes da história foi ignorada por ter sido descoberta por uma mulher

Astrônomos ‘gringos’ e brasileiros vibravam enquanto sacavam câmeras fotográficas acopladas a telescópios para garantir todos os registros possíveis das estrelas próximas da borda do Sol. Durou pouco, cinco minutos, mas foi o suficiente para Sobral e Einstein entrarem para a história.

“Era um momento simbólico, porque a Primeira Guerra Mundial havia acabado há poucos tempo, e eram pesquisadores britânicos interessados em ver Einstein, um alemão, derrubando as teorias sobre o Universo de Isaac Newton, um inglês. O eclipse e o simbolismo de luzes fazendo curvas no espaço também deram uma aura mística ao estudo”, contou ao jornal O Globo Alfredo Tolmasquim, diretor de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã.

Como bônus, Sobral ganhou fama mundial de palco da comprovação da Teoria da Relatividade Geral. Mesmo com o medo e receio dos moradores da época que certamente hoje, estejam onde estiverem, sorriem orgulhosos. O Nordeste é porreta.

Moradores ficaram com medo do Juízo Final e astrônomos registraram a história

A ficha de Albert Einstein ainda não tinha caído quando esteve no Rio de Janeiro em 1925. O físico não fazia ideia da importância do país para sua carreira e a humanidade como um todo. Embora fascinado com a cultura da cidade maravilhosa, não se deu com o calor e a solidão de três meses de viagem sozinho. Ele passou também por Uruguai e Argentina.

– Carta em que Einstein diz que Deus é ‘fraqueza humana’ é leiloada por R$ 11 milhões

Momentos depois Einstein escreveu um pequeno bilhete para um jornal, “a ideia que minha mente formulou foi comprovada no ensolarado céu do Brasil”. Segundo Tolmasquim, o documento se perdeu.

Além de Sobral, a comitiva de ‘caçadores de eclipse’ esteve na cidade mineira de Passa Quatro, em 1912. Para a sorte de Sobral e Einstein, não deu certo. Especialistas afirmam sem medo, o eclipse de Sobral deu fama a Einstein.

“Se o de Passa Quatro tivesse sido o eclipse da comprovação, não teria dado a fama que Sobral deu a Einstein”, disse à Galileu Richard Dunn, pesquisador da Universidade de Leicester.

Dunn esteve no Brasil para palestra sobre o eclipse histórico em outubro de 2018. O evento aconteceu no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro e abriu as celebrações do centenário do eclipse.

O próprio Mast inaugurou às 11h deste dia 29 a exposição ‘O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS’, contando detalhes da expedição, com direito a imagens e instrumentos utilizados à época.  

Publicidade

Fotos: Observatório Nacional


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Eventos superespalhadores: Covid-19 se espalha como glitter no Carnaval