Inovação

É do Brasil! Aplicativo que traduz português para libras ganha prêmio do Google

12 • 05 • 2019 às 11:05
Atualizada em 25 • 06 • 2019 às 16:53
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Quando dizemos que uma boa ideia pode mudar a vida das pessoas, muitas vezes falamos de forma indireta ou simbólica – mas no caso do app Hand Talk, tal sentido é literal e direto. Trata-se de um aplicativo que traduz mensagens do português para Libras, a língua brasileira de sinais – incluindo e permitindo a comunicação de tantos deficientes auditivos no Brasil. Simples e transformador, o Hand Talk foi premiado no Desafio Google de Impacto em Inteligência Artificial.

A seleção trouxe ao app um prêmio de 75o mil dólares (cerca de 3 milhões de reais), uma consultoria do Google e a inclusão do Hand Talk numa aceleradora de empresas. O propósito do aplicativo se encaixa perfeitamente no espírito do prêmio, que procura justamente organizações que criem soluções para os grandes problemas atuais. Todos os vencedores tratam de temas como saúde, economia, empoderamento, meio ambiente, educação e mais. 2062 empresas de 119 países se inscreveram para concorrer ao prêmio.

Os criadores do App, junto do personagem Hugo, avatar que realiza a tradução

A empresa foi criada em 2012 por Ronaldo Tenório, que desenvolveu um avatar que pode ser adicionado em sites, e como um app para smartphones capaz de transformar o texto em português na linguagem de sinais. Hand Talk foi uma das 20 empresas selecionadas essa semana pelo Google – e o app pode ser baixado para iPhone ou Android gratuitamente.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness