Arte

Elza Soares vai receber título de doutora honoris causa na UFRGS

por: Vitor Paiva

De acordo com a definição, o título de doutora honoris causa é concedido a pessoas que se destacaram em sua área por sua virtude, mérito ou serviços, atingindo assim um alto nível de reconhecimento profissional, superando a necessidade inclusive de graduações acadêmicas para seu recebimento. Na música, na arte e até mesmo na vida brasileira, poucas pessoas são, portanto, tão merecedoras de tal honraria quanto Elza Soares – e é essa justiça que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizará no próximo dia 26, ao entregar o título à cantora.

O impacto histórico de tal reconhecimento vai, no entanto, além – como confirmou a nota emitida pela UFRGS. “A entrega do reconhecimento a Elza Soares é um momento histórico também para a cultura brasileira, em razão de ser a primeira vez que uma artista mulher e negra, ligada à música popular, recebe a distinção. Somente Maria Bethânia recebera tal título pela Universidade Federal da Bahia, em 2016”, disse, em nota, a universidade. Para Elza, receber o título é “uma alegria muito grande”, disse a cantora.

Proposta pelo Departamento de Difusão Cultural da UFRGS em conjunto com o Instituto de Artes, o título de doutora honoris causa destaca também a importância de Elza na luta da mulher negra e contra o preconceito de cor e gênero no Brasil. Eleita a Melhor Cantora do Milênio pela BBC de Londres em 1999, Elza Soares já lançou 35 discos, sempre mantendo-se atual, combativa e contundente, afirmando-se assim como uma das maiores personalidades da música brasileira em toda sua história.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype: 19 eventos para celebrar o mês da consciência negra em SP, RJ e Fortaleza