Ciência

Encontraram ayahuasca e drogas psicotrópicas em bolsa milenar de indígenas da Bolívia

por: Gabriela Glette

Um grupo de especialistas encontrou uma bolsa com cerca de 1000 anos recheada de substâncias psicoativas dentro. O objeto foi achado dentro de uma caverna na Bolívia e continha, entre outras coisas, ayahuasca.

A bolsa foi encontrada próxima a um túmulo humano e continha dois dichavadores (usados para transformas folhas em rapé), um tubo aspirador (para fumar plantas alucinógenas) e uma bolsa construída com três focinhos de raposa.

drogas bolsa bolívia 1

José Capriles, um dos membros da equipe afirma que a comunidade científica, ainda não tinha conhecimento de que as civilizações antigas combinavam diferentes plantas:

“Nós já sabíamos que os psicotrópicos eram importantes nas atividades espirituais e religiosas das sociedades dos Andes no centro-sul, mas não sabíamos que essas pessoas estavam usando tantos compostos diferentes e possivelmente combinando-os juntos”.

drogas bolsa bolívia 2

De acordo com a equipe, algumas civilizações acreditavam que consumindo certas plantas psicotrópicas, era possível incorporar um animal específico para alcançar reinos sobrenaturais. O achado também sugere que o dono da bolsa tinha conhecimento profundo sobre botânica, pois as plantas poderiam causar danos à saúde e até matar se consumidas indevidamente. A descoberta contradiz a crença de uma parcela da sociedade científica que acredita que a ayahuasca tenha sido descoberta recentemente.

drogas bolsa bolívia 3

drogas bolsa bolívia 4

drogas bolsa bolívia 5

Publicidade

Fotos: Juan V. Albarracin e José M. Capriles


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Gatos amam caixas pois estar dentro delas deixa-os menos estressados, aponta estudo