Ciência

Entenda o que é o permafrost e os riscos do seu derretimento para o planeta

por: Gabriela Glette

Por mais inofensivo que pareça ser, o derretimento daquela camada de gelo permanente no solo das regiões mais frias – cientificamente chamado de permafrost, pode colocar o planeta em risco. Com o aquecimento global, ele tem derretido em velocidade rápida, gerando instabilidade no solo, erosões e desmoronamentos. Além disto, o derretimento deste solo congelado libera o gás metano, que tem efeito de aquecimento dez vezes maior do que o CO2.

permafrost 1

Apesar de não ser tratado como o principal desafio frente ao aquecimento global, é o derretimento constante do permafrost que vem acelerando o processo de mudança do clima. Um novo estudo publicado pela Nature Communications calcula que, baseados nas condições atuais, a longo prazo os impactos econômicos associados a ele chegariam na casa dos US$ 70 trilhões. Porém, no âmbito da meta definida pelo Acordo de Paris para limitar a elevação da temperatura média do planeta em até 1,5 grau Celsius, o impacto cairia para US$ 25 bilhões.

permafrost 2

Na medida que este gelo derrete, ele vai impactando os ecossistemas, a economia e a saúde humana, fora a elevação do nível do mar. Dmitry Yumashev – principal autor do estudo, chama atenção para sua pesquisa: “As conclusões deste estudo sustentam a necessidade de medidas mais proativas de mitigação para manter o aumento da temperatura terrestre bem abaixo de 2 graus Celsius”. O aquecimento global já está acontecendo.

permafrost 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Os deslumbrantes vestígios laranja neon de uma estrela morta capturados pela NASA