Viagem

Estátuas da Ilha de Páscoa estão sendo danificadas por turistas e suas selfies

Gabriela Glette - 21/05/2019

Uma das ilhas mais isoladas do planeta – a Ilha de Páscoa, carrega vários mistérios, sobretudo em relação às suas estátuas gigantes – as Moais. O conjunto de mais de 800 estátuas esculpidas em pedras representa um dos pontos turísticos mais procurados do planeta e, como já sabemos, o turismo irresponsável vem destruindo diversos patrimônios da humanidade, como este. Isto porque, turistas sedentos pela selfie perfeita estão danificando estas estátuas de quase mil anos.

ilha de pascoa selfies 1

De acordo com a arqueóloga Jo Anne Van Tilbur – da UCLA, a ilha recebe cerca de 150 mil turistas todos os anos, que desrespeitam as regras, ultrapassam áreas preservadas e, até mesmo sobem nas estátuas. Esta não é a primeira vez que vemos algo semelhante. O turismo de massa já deixou rastros de destruição em locais como, Cinque Terre – na Itália, Memorial e Museu de Auschwitz – em Birkenau e até mesmo no famoso monumento de Angkor Watt –  no Camboja.

ilha de pascoa selfies 2

A história milenar do povo que habitava a Ilha de Páscoa – os Rapanui, está sendo destruída pela falta de educação e cidadania das pessoas, que fazem tudo pelo feed perfeito do Instagram. Esta província chilena é uma verdadeira pérola da história da humanidade, que precisa ser preservada, é o que deixa claro Jo Anne Van Tilbur, fazendo um apelo para a comunidade turística do mundo inteiro, alertando sobre os perigos do turismo irresponsável.

ilha de pascoa selfies 3

 

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Ilha que eliminou relógio quer ser reconhecida como 1ª ‘zona livre sem tempo’