Sustentabilidade

Everest: 3 toneladas de lixo são retirados da montanha mais alta do mundo

Gabriela Glette - 17/05/2019

O que parecia impossível, acaba de ser confirmado. Nem toda a dificuldade de acesso ao Everest – a montanha mais alta do mundo, a mais de 8 mil metros acima do nível do mar, impediu que uma quantidade absurda de lixo fosse depositada lá. Se escalar o monte exige esforço físico e mental, isto não pareceu obstáculo para tanta falta de educação e cidadania. Em apenas duas semanas, 3 toneladas de lixo já foram retiradas da simbólica montanha.

lixo no everest 1

Foram anos de descaso, resultado do enorme comércio turístico (muitas vezes irresponsável!) em torno da montanha. A retirada dos resíduos são resultado do esforço do governo nepalês, que também tem removido alguns corpos há anos esquecidos, mas que estão vindo à tona com o derretimento do gelo.

lixo no everest 2

Barracas, equipamentos de escalada, restos de comida, garrafas de plástico e latas de alumínio, foram retiradas aos montes nestas duas semanas de trabalho contínuo. Apesar de existir mutirões de limpeza todos os anos, ainda faltam estratégias concretas para conter o descarte errado. No entanto, diversas associações locais decidiram unir-se ao governo para mudar esta realidade. A expectativa é de que, em seis semanas, sejam retirados mais 11 toneladas de lixo do local.

lixo no everest 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Canadá terá edifício-floresta construído com bambu e madeira