Sustentabilidade

Extinção à vista: Morre o último rinoceronte-de-sumatra macho

por: Redação Hypeness

A WWF anunciou no Facebook a morte de Tam, último rinoceronte-de-sumatra macho da Malásia. Agora, o país asiático reúne esforços para proteger a fêmea e único exemplar da espécie praticamente extinta.

– Lacoste cria nova coleção em que crocodilo dá lugar à espécies em extinção

Tam faleceu depois ter ficado doente em abril passado. O animal sofreu com a perda de apetite e alergia até falecer na segunda-feira (27). O rinoceronte-de-sumatra tinha 30 anos e desde 2008 estava alocado em cativeiro na Reserva de Vida Selvagem Tabin, no estado de Sabá.

Especialistas: Existem entre 30 e 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo

“Hoje nos despedimos de Tam, nosso último rinoceronte-de-sumatra macho. Nossos corações estão cheios de tristeza enquanto lamentamos não apenas a perda da vida selvagem, mas a perda de uma espécie”, ressaltou o órgão de proteção ambiental.

– A natureza resiste: Lutando contra extinção, nascem 3 filhotes de arara-azul

O rinoceronte-de-sumatra é a menor espécie de rinoceronte do planeta e está extinto na natureza malaia desde 2015. De acordo com especialistas, existem cerca de 30 a 80 rinocerontes no mundo, grande parte na ilha de Sumatra, na Indonésia.

A espécie é vítima recorrente dos caçadores, o que dificulta o processo de reprodução. O grupo International Rhino Foundation teme pela extinção completa nas próximas décadas.

– 1 milhão de espécies de animais e plantas correm risco de extinção, diz ONU

“Se não formos cuidadosos, o rinoceronte-de-sumatra não será a única espécie extinta diante de nossos olhos. A preciosa vida selvagem de elefantes e leopardos está fadado ao mesmo destino, caso não sejam protegidos”, encerra o WWF.  

Publicidade

Foto: Raymond Alfred/WWF-Malaysia


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Já passou da hora de revermos a pegada ambiental dos embrulhos de presente