Diversidade

Festival Pretas Potências mostra que já passou da hora de abolir o preconceito

por: Redação Hypeness

Dia 13 de maio marca o aniversário da Abolição da Escravatura no Brasil. É uma data para lembrar que os desafios enfrentados pela população negra não pararam em 1888, mas seguem se perpetuando em um país em que pessoas se acham no direito de ameaçar a vida de alguém apenas pela sua cor. Mas é uma outra história que o festival Pretas Potências pretende contar: a de uma cultura que tentaram apagar e resistiu apesar da opressão.

Realizado pela Feira Preta, o evento acontece no Red Bull Station neste sábado, dia 11 de maio, com programação gratuita. A ideia é ressignificar a data e mostrar que nunca é tarde para abolir preconceitos e debater temas como inovação, criatividade, resistência e transcendência negra.

Rincon Sapiência

O Festival Pretas Potências surge para ressaltar a força criativa e inovadora da comunidade negra no passado, no presente e no futuro. A potência do povo preto surge sim de sua luta, mas não está limitada a ela. Usamos a criatividade para transcender a negação dos lugares que reservam a nós”, comenta Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta.

Rincon Sapiência

O festival já está em sua segunda edicão (lembre da primeira aqui). A programação começa às 13h e conta com a presença de jovens artistas apresentando seus trabalhos nos ateliês do prédio.

Simultaneamente, a Feira Pretas Potências leva expositores independentes ao espaço, que recebe ainda um bate-papo sobre Culturas Urbanas, com Kimani, Rincon Sapiência e Toddy. Para fechar com chave de ouro, o Red Bull Station recebe a festa JAH!SPORA, produzida pelo  Coletivo Abebé.

Rincon Sapiência

Programação

Feira Pretas Potências

A feira de expositores que dialogam com as linguagens de artes gráficas, moda e literatura independente rola das 13h às 20h no Corredor Red Bull Music Studios

Ocupação 18#

Também das 13h às 20h, os ateliês do espaço serão ocupados pelas criações de 18 jovens artistas, com direito a intervenções e performances em diversos locais.

Membros do JAH!SPORA

Bate-papo: Culturas Urbanas: passado, presente e futuro

Com duração de 1 hora, o bate-papo tem início às 13h. Os artistas Kimani, Rincon Sapiência e Toddy irão debater como a arte pode servir como uma ferramenta de transformação social e formação de identidade.

DJ set com JAH!SPORA

A festa organizada pelo Coletivo Abebé acontece das 18h às 20h, em formato de happy hour. Com um set especial, serão homenagedos ritmos africanos com muito Dancehall e Afrobeats.

Leia também: Ocupação Afro Futurista faz de Salvador a Wakanda brasilera

Publicidade

Fotos: Felipe Gabriel/Divulgaçãocultu


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bahia apoia e torcida lança camisa LGBT para o tricolor