Diversidade

Gillette mostra transgênero adolescente fazendo a barba pela 1ª vez com apoio do pai

Vitor Paiva - 28/05/2019

Fazer a barba pela primeira vez é um momento especial para qualquer pessoa – mas talvez seja um pouco mais especial para alguém como o jovem canadense Samson Brown, adolescente transgênero que estrela a nova peça da campanha especial #MyBestSelf, da Gillette. No comovente vídeo, Samson relata o momento feliz que vive, depois de sua transição, e os sentimentos de todos ao seu redor vivendo com ele essa passagem. “Não sou só eu fazendo essa transição: todos ao meu redor estão em transição”, ele diz.

O vídeo e o primeiro barbear de Samson contam com uma participação muito especial: o pai do jovem, que não só apoia o filho em seu processo como também o ensina a fazer a barba da maneira correta – indicando as direções que se deve passar a lâmina no rosto, e lembrando que ele jamais deve se barbear apressadamente. “Se barbear tem tudo a ver com ser confiante”, diz o pai de Samson. “Você está indo muito bem”, conclui, no vídeo.

First Shave, the story of Samson | #MyBestSelf

Whenever, wherever, however it happens – your first shave is special.

Posted by Gillette on Thursday, May 23, 2019

“Eu fiz minha transição somente para poder ser feliz”, comenta o adolescente. “Eu estou em um ponto da minha masculinidade que de fato estou feliz”. O slogan da campanha lembra o sentido ritualístico da experiência: “Quando for, onde for, como for: o primeiro barbear é sempre especial”.

Samson e seu pai, na campanha

Ao fim, a Gillette resgata o slogan que já causou polêmica em campanhas anteriores: The Best a Man Can Get, ou O melhor que um homem pode ser. A nova campanha tem sido bastante bem recebida pela comunidade trans, de acordo com o termômetro das redes sociais.

Publicidade

© fotos: Reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutor em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Parada LGBT+ por quem a acompanha desde os 11 anos: ‘Meu camarote era a banca do meu pai’