Arte

Gíria não, dialeto: Dicionário do Capão ‘traduz’ as letras dos Racionais MC’s

por: Gabriela Glette

Junto aos sonetos do português Luís Camões, o álbum “Sobrevivendo ao Inferno”, dos Racionais MC’s, figura entre as leituras obrigatórias para quem irá prestar o vestibular para ingressar na Unicamp (Universidade de Campinas), neste ano.

Precursores de um movimento enorme que estouraria décadas depois e ainda os reis do rap nacional, a importância do grupo já não é mais novidade e há tempos ultrapassou as periferias do Brasil. Reconhecimento merecido para versos brilhantes, diretos, duros, politizados e tão ácidos quando verdadeiros. É a triste realidade dos excluídos, nua e crua para quem quiser ver.

dicionário capão 1

Por isso, desde dezembro de 2018 uma conta no Instagram – ‘Dicionário do Capão‘, vem publicando palavras utilizadas nas letras das músicas do Racionais MC’s, junto com um descritivo de seu significado. E, segundo o bio da conta, o projeto é “uma homenagem à melhor arma dos quatro pretos mais perigosos do Brasil: a palavra”.

dicionário capão 2

Para entender a importância destas letras, é preciso compreender a situação do Brasil e ter consciência de que música é uma forma de filosofia. Um país que não investe em educação e considera a filosofia tão descartável quanto uma arminha de plástico, está fadado ao fracasso.

Fortes manifestações artísticas como esta estão aí para nos relembrar, o tempo todo, de que arte é acima de tudo: resistência!

Publicidade

Fotos: Instagram


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Masp se prepara para receber mostra com obras de Van Gogh