Arte

Ilustrador faz releitura dos ‘Vingadores’ inspirado na arte milenar japonesa

20 • 05 • 2019 às 11:09 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A cultura das ilustrações japonesas sobre madeira, conhecida como Ukiyo-e, tem origem ancestral, com milhares de anos de tradição nas artes orientais. No mundo globalizado e atemporal de hoje, ela pode se misturar e se transformar em tudo – até mesmo em típicos personagens do outro lado do mundo: mais precisamente do universo Marvel. Foi isso que o ilustrador japonês Takumi realizou, misturando essa cultura popular de seu país com os mais famosos super-heróis do mundo – para homenagear o lançamento recente do filme “Vingadores: Ultimato” .

Cada personagem do filme, entre vingadores e vilões, foi recriado de forma estilizada feito fosse uma típica xilogravura, como típicos guerreiros japoneses – mas sem perderem suas características essenciais. Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra, todo o elenco renasceu com traços samurais e orientais pela pena e a imaginação de Takumi – com os devidos padrões, motivos e símbolos que caracterizam a arte do Ukiyo-e.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness