Criatividade

Ilustradora transforma os elementos da tabela periódica em personagens

13 • 05 • 2019 às 10:53
Atualizada em 15 • 05 • 2019 às 22:59
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Musicas adaptadas, frases utilizando os nomes, muita coisa já foi utilizada para auxiliar a confusão dos estudantes diante da tabela periódica e seus elementos. Pelas mãos da artista Kaycie D., porém, as aulas de química ficaram mais divertidas e imagéticas – com os elementos químicos da tabela transformados em personagens ilustrados.

As características de cada elemento foram a base para se definir a estética e as especificidades dos personagens. Entre carbono, alumínio, cobalto, cálcio e hidrogênio, 112 elementos da tabela periódica foram desenhados por Kaycie. Partindo de seu amor infantil pelos personagens e pelo desenho, os personagens trazem em si os traços dos elementos que representam – como o magnetismo do cobalto, a toxicidade do arsênio, a força e leveza do alumínio, o fedor do enxofre, a eletricidade do cobre.

Segundo Kaycie, a ideia nasceu de uma lição da escola de arte, que sugeriu aos alunos que criassem ilustrações a partir de algo que haviam aprendido na escola. Os personagens foram desenhados à mão e coloridos no Photoshop, e a partir do sucesso dos personagens todo um mundo se abriu: assim como os elementos químicos estão por trás de tudo que existe no planeta, os personagens de Kaycie serão transformados em produtos diversos.

Publicidade

© artes: Kacye D.  


Canais Especiais Hypeness