Inovação

Internet pode sofrer falha mundial neste mês. E não há muita coisa que você possa fazer

por: Gabriela Glette

Mercúrio retrógrado mal passou e nós já temos uma nova ameaça de bug. Especialistas garantem que a Internet pode sofrer uma falha mundial ainda este mês, como já aconteceu outras vezes. Conhecido como “768k day“, este é um dia que tudo poderá sofrer lentidão, dificuldades para se conectar e até um mini apagão na internet de usuários em toda a rede ou só em alguns sites.

falha na internet 1

Isto acontece porque, por trás das nossas conexões diárias com sites do mundo todo, existe um mapa que guia essa troca de dados chamado “tabela de rotas”. É essa tabela que pode atingir um limite e ocasionar problemas, como ocorreu em agosto de 2014. Segundo Antônio Moreiras – gerente de projetos de uma entidade que atua na coordenação da internet no Brasil, o que ocorre é isto: “Em 2014, alguns equipamentos tinham um tamanho máximo para essa tabela que era limitado a 512 mil entradas. Muita gente teve lentidão, outros travaram. Daí configuraram um limite novo de 768 mil entradas nessa tabela e estamos chegando de novo a isso”.

falha na internet 2

Ou seja, ainda não se sabe o dia em que ocorrerá este apagão, mas o fato é que agora ele será muito menor do que os que já ocorreram anos atrás. Moreiras ainda garante que, esta talvez seja a última vez que vejamos falha do tipo, já que atualmente os roteadores possuem uma memória muito maior do que o tamanho dessa tabela. A falha deve acontecer sobretudo em aparelhos antigos, mas não há muita coisa que possamos fazer. Apenas torcer para que nada aconteça, ou, tirar um dia de folga.

falha na internet 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista reimagina princesas da Disney de maneira mais realistas e menos ‘princesas’