Redação Hypeness - 31/05/2019 | Atualizada em - 25/06/2019
Há poucos dias do início da Copa do Mundo de futebol feminino, a seleção da Alemanha apresentou uma campanha importante para o debate sobre o machismo no esporte.
“Jogamos por uma nação que nem sabe os nossos nomes”, diz a mensagem da peça publicitária criticando os que insistem em desvalorizar conquistas do futebol feminino. E olha que a seleção alemã acumula sucesso depois de sucesso.
São oito títulos europeus, dois mundiais e de quebra um ouro olímpico vencido no Rio de Janeiro em 2016. As imagens mostradas na propaganda não deixam mentir. No entanto, insuficiente para brecar o preconceito.
“As mulheres só servem para fazer bebês”, “deveriam estar lavando roupa”, são algumas das frases confrontadas pelas atletas da seleção da Alemanha.
Há espaço ainda para partir ao meio o conceito de masculinidade proliferado aos quatro ventos, “não temos bolas, mas sabemos usá-las”. Repercutiu bem. A propaganda é patrocinada pelo banco Commerzbank. O time alemão estreia em Paris sábado, dia 10, contra a China.
No dia seguinte, às 10h30, o Brasil enfrenta a Jamaica em busca de título inédito. Lembrando que a Copa do Mundo será transmitida ao vivo em TV aberta.
“Não se preocupem, vocês não precisam saber quem nós somos. Apenas o que queremos. Jogar nosso jogo”.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.