Sustentabilidade

Maratona de Londres substitui garrafas por bolsas de água biodegradáveis

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A cada dia novas iniciativas buscam eliminar o problema das garrafinhas de água criando soluções menos nocivas ao meio ambiente. Tem garrafas que se decompõem em alguns meses, as reutilizáveis que purificam a água e até uma versão feita em papel reciclado. Na Maratona de Londres, realizada no dia 27 de abril, foi adotada uma nova solução: bolsas de água biodegradáveis.

Após jogar mais de 900 mil garrafinhas desnecessárias no meio ambiente em 2018, a organização do evento decidiu se unir com a startup Skipping Rocks Lab e oferecer uma hidratação mais sustentável aos maratonistas. Isso foi possível com o uso das Ooho, uma membrana comestível capaz de armazenar água (falamos sobre elas aqui e aqui).

Foto: Reprodução Notpla

Com formato semelhante ao de uma bolha, as Ooho são feitas de algas marinhas e cloreto de sódio. Os criadores garantem que a invenção não tem gosto, o que a torna em uma ótima maneira de se hidratar durante eventos esportivos sem colocar mais lixo no mundo. Caso não sejam comidas, as bolhas de algas levam entre 4 e 6 semanas para se biodegradar e podem ser adicionadas a composteiras domésticas, segundo a Notpla, fabricante do material.

Foto via

O impacto na Maratona de Londres, no entanto, não foi assim tão grande quanto se esperaria. Ao invés das 920 mil garrafas do ano anterior, a produção usou 704 mil garrafinhas plásticas, além das bolsas de água.

Claro que uma redução de 200 mil objetos de plástico já é uma boa notícia para o meio ambiente, mas será que é possível ir mais longe e substituir todas as embalagens nas próximas corridas? É esperar para ver!

Publicidade

Créditos sob as imagens


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Embalagem de folha de bananeira começa a ser usada em supermercado de SP