Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com a proximidade do dia das mães, que acontece no próximo domingo (12), as marcas começam a divulgar suas campanhas em comemoração à data. Algumas, porém, se perdem um pouco no que o dia e a ideia de maternidade representam.
A Anacapri, por exemplo, uma empresa de bolsas, sapatos e acessórios, postou uma foto no Instagram com uma legenda que trazia o conceito de “mãe de planta”. Um trecho do texto diz que “Ser mãe não precisa ter regras, o único sentimento que precisa existir é afeto, amor e carinho. Você pode ser mãe de gato, cachorro e até mesmo planta. E no meu caso, eu sou mãe de plantas, elas me acompanham sempre”. A campanha, divulgada pela influencer Danielle Noce, também inclui o conceito de mãe de pet.
A ideia é ligar a maternidade a um amor incondicional. Isso, porém, chega a ser desrespeitoso com as mães, que passam por inúmeras barreiras sociais pelo fato de terem filhos.
Vivemos em uma sociedade em que mulheres perdem seus empregos por engravidarem e a maternidade muitas vezes significa abdicar de uma série de coisas com o objetivo de criar a prole da melhor forma possível. Especialmente no caso das mães solo. Em 10 anos, de 2005 a 2015, o Brasil ganhou 1,1 milhão de famílias compostas por elas, segundo o IBGE. Outra pesquisa, de 2016, aponta que 56,9% das famílias chefiadas por mulheres com filhos vivem abaixo da linha da pobreza e que, entre as negras, a proporção sobe para 64,4%.
Campanha gerou repercussão negativa
São mulheres que vivem tentando equilibrar a criação dos filhos, com longas jornadas de trabalho e sua vida pessoal, muitas vezes sem apoio nenhum e completamente invisibilizadas.
Pessoas que cuidam de plantas têm o compromisso consigo mesmas de regá-las e colocá-las ao sol. Elas não recebem cobranças da sociedade, não são passam a ser ignoradas por gerarem ou adotarem uma criança. Não precisam deixar de lado todas as suas prioridades para cuidar dos filhos e não necessitam de uma rede de apoio que, na maioria das vezes, é inexistente.
A legenda da foto explicava o conceito de “mãe de planta”
Divulgada no Facebook, a campanha repercutiu. Entre os comentários, uma mulher criticou a ideia, considerando o que as mães passam cotidianamente. “‘Ser mãe não precisa ter regra, o único sentimento que precisa existir é o afeto, amor e carinho’ ata. Se ser mãe fosse só isso, não tinha um monte de mãe se acabando com depressão, com ansiedade, com solidão materna, na dupla/tripla jornada de trabalho, na responsabilidade extrema que é colocada sobre ela pela educação e bem estar dos filhos, na dificuldade pra conseguir um emprego… Quem fala que pra ser mãe não precisa ter regra é pq não entende como funciona a maternidade da nossa sociedade. Se tem uma coisa que é cheia de regras é a maternidade, você é obrigada a muita coisa e a coisas que nem aguenta. Se só bastasse amor, afeto e carinho era fácil demais”, escreveu ela.
Com a repercussão negativa, a marca disponibilizou uma nota.
“Gostaríamos de pedir desculpas pelo post que fizemos. Temos um carinho muito grande por nossas seguidoras e, em nenhum momento, nossa intenção foi ofender. A Anacapri é feita por mulheres apaixonadas pelo que fazem e que se apoiam diariamente. Apagaremos o post porque o Dia das Mães é uma data de paz, de amor, de entender e respeitar o outro. Obrigada por dividirem com a gente todas as opiniões, levaremos para as próximas campanhas com muito carinho”, diz o texto na íntegra.
A publicação foi retirada do ar.
Publicidade
O 47° São Paulo Fashion Week (SPFW) aconteceu no último fim de semana. No evento, o estilista Ronaldo Fraga...
O México, seguindo os passos do Japão, de Taiwan, da Indonésia e da Coréia do Sul, é mais um país a entrar para a...
Pela primeira vez na história, a Alemanha pediu desculpas e reconheceu a responsabilidade pelo genocídio contra as...
Milkshakes supercalóricos se tornaram moda recentemente. Mais do que o sabor, eles ofereciam a oportunidade de belas...
Um ex-aluno foi morto a facadas em uma unidade da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em São Paulo. O caso...
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) expulsou 27 alunos suspeitos de fraude no sistema de cotas raciais. O BuzzFeed...
Transtornos psíquicos, depressão e tantos outros temas que envolvem a questão da saúde mental costumam nos chegar...
Imagine como você se sentiria se ouvisse que latino-americanos são todos iguais? O quanto é absurda a ideia de que,...
O Ministro da Educação e pastor evangélico Milton Ribeiro afirmou que o 'inclusivismo' de alunos com deficiência...