Aos 12 anos, o chinês Lu Jiezhen inventou um varal capaz de fugir da chuva. A criação foi motivada por uma bronca que levou da mãe por não recolher as roupas a tempo.
Estudante do sexto ano na cidade de Nanning, na China, o menino levou o primeiro prêmio em uma feira regional de ciências e inovação. O varal inteligente se retrai quando detecta a chuva e se expande novamente quando o tempo fica seco.

A motivação para a invenção é tão inusitada quanto seu uso. Um dia, a mãe de Lu precisou sair de casa pouco depois de estender as roupas recém-lavadas. Antes de sair, ela pediu ao menino que ficasse atento e recolhesse o varal em caso de chuva, o que ele esqueceu de fazer. Ao ser repreendido no retorno da mãe, o jovem decidiu usar o inconveniente como um impulso para inovar – e, de quebra, nunca mais se preocupar com as roupas do varal.

Para a construção, Lu contou com a ajuda de seu pai e de diversos professores. O trabalho de desenvolvimento de um varal automático levou alguns meses, mas a solução encontrada pelo garoto é simplesmente genial. Com sensores que detectam gotas de chuva embutidos, o varal se retrai sempre que começa a chover. A engenhoca também é equipada com um sensor sensível à luz, que faz com que o rack se estenda quando o céu fica novamente claro.
via GIPHY
Infelizmente, a invenção do garoto é apenas um protótipo e não há planos de comercializá-la (ainda). Afinal, ele já conseguiu o que queria com seu projeto: livrar-se das broncas.